Manifestantes liberam ferrovia da Vale em Governador Valadares

0
Publique Edital 728x90

Um grupo de moradores de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, cidade que está sem água por causa do rompimento das barragens da Samarco, em Mariana, protestaram nesta quinta-feira (12/11) contra a multinacional Vale, que controla a mineradora junto com a anlgo-australiana BHP Billiton.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a linha férrea da empresa que cruza a cidade na região de Açucareira foi fechada com pneus, que foram incendiados. Os militares acompanharam a manifestação até o início da noite, quando a ferrovia foi liberada após negociação entre os manifestantes e o Ministério Público.

Ainda nesta quinta, uma parede da estação de trem da Vale localizada em Valadares amanheceu pichada. No local, estava escrito “A Vale mata”, “G.V. não se cala. A culpa é da Cia. Vale” e “Vale assassina”. A estação alvo do protesto oferece viagens diárias para Vitória e Belo Horizonte.

Manifestantes queimaram pneus na ferrovia – Foto: Caso de Polícia/Facebook

Estação da Vale amanheceu pichada nesta quinta-feira – Foto: Caso de Polícia/Facebook

Nota da Vale

A Vale, como acionista da Samarco com a BHP Billiton, tem atuado para garantir a integridade das pessoas atingidas pelo acidente ocorrido nas barragens de rejeitos de Fundão e Santarém, em Mariana (MG), no último dia 5.

“Desde o primeiro dia, a empresa disponibilizou recursos humanos e materiais para auxiliar a Samarco nos trabalhos de resgate e remoção dos locais de riscos dos desabrigados pelo acidente”, inbforma a empresa.

Em comunicado divulgado nessa quinta-feira (12/11)), a empresa anuncia que disponibilizou quatro vagões-tanque com capacidade total de 260 mil litros de água para buscar água potável em Ipatinga, a 120 quilômetros de Governador Valadares, e ajudar no abastecimento da cidade.

“Quatorze outros vagões de carga estão à disposição em diferentes trechos da Estrada de Ferro Vitória a Minas para transportar doações de água para locais onde haja necessidade. Nos próximos dias, vagões com 25 mil litros de água mineral em galões de 5 e de 20 litros comprados pela Vale serão entregues à comunidade de Governador Valadares. A empresa também está prestando apoio à prefeitura do município e à Samarco com a liberação de área de sua faixa de domínio para a construção de uma nova adutora que vai levar água à comunidade”, anuncia a nota sobre a cidade mineira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui