Pelo menos cinco bairros de Governador Valadares já estão sem água

0

Moradores de pelo menos cinco regiões de Governador Valadares já estão sentindo a falta de água causada pelo mar de lama das barragens que se romperam em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na Região Central de Minas Gerais. A reportagem do Estado de Minas constatou a falta do recurso em três bairros e a prefeitura da maior cidade da Bacia Hidrográfica do Rio Doce já confirmou a carência em mais dois. Foi necessário interromper a captação para o abastecimento de 280 mil moradores do município e os reflexos começaram a aparecer nesta manhã. Como a água que está passando pela região não tem condição de ser tratada, é necessário esperar a onda de lama cessar completamente antes de retomar o abastecimento. Não há prazo para isso ocorrer.

A água já está faltando na Ilha dos Araújos, conhecida pelas enchentes históricas do Rio Doce, em áreas do Bairro São Pedro, em parte do Centro e nos bairros Santa Terezinha e São Paulo. A Samarco disponibilizou 13 dos 80 caminhões-pipa solicitados pela prefeitura, que estão buscando água em Frei Inocêncio, a 40 quilômetros, e Ipatinga, a 100 quilômetros de Valadares.

Prefeitura busca águas em outras cidades – Foto: Caso de Polícia / Facebook

Desde a sexta-feira, a população da cidade está correndo para estocar água, sem saber por quanto tempo pode sofrer com desabastecimento. O comerciante Mauro Lott, 44 anos, estocou 3 mil litros em uma caixa, para consumo de quatro pessoas da família e também para seu comércio. “Acho que consigo passar uma semana com essa quantidade. Na mercearia, só uso para molhar as verduras e legumes. O banheiro está interditado”, afirma.

Morte de peixes no Rio Doce

LUTO PELO RIO DOCEOs rejeitos liberados após o rompimento de barragens da mineradora Samarco em Mariana, na região Central de Minas Gerais, estão dizimando a fauna aquática do Rio Doce. Imagens registradas por volta das 8 horas da manhã desta terça-feira, 10 de novembro de 2015, pelo repórter Hércules Dias, mostram muito peixe morto ou tentando respirar fora da água contaminada. A mortandade dos peixes é provocada pela passagem da onda de lama composta por resíduos de mineração liberada pelas barragens da mineradora Samarco que se romperam na semana passada em Mariana (MG). Desde a cidade de Rio Doce até Governador Valadares, a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) registrou várias ocorrências relatando a morte de peixes. A orientação da PMMA é que a população não consuma os peixes, pois ainda não se sabe ao certo a causa da morte.Saiba mais em: https://aconteceunovale.com.br/portal/?tag=bento-rodrigues(Créditos das imagens: Hércules Dias)

Posted by Aconteceu no VALE on Terça, 10 de novembro de 2015


Mau cheiro e muito peixe morto no Rio Doce em GVImagens registradas por volta das 9 horas da manhã desta terça-feira, 10 de novembro de 2015, na Ponte da Ilha, em Governador Valadares, mostram a degradação ambiental provocada pela lama das barragens que se romperam em Mariana (MG).Segundo informações, populares estariam recolhendo os peixes que estão boiando na água. A orientação da Polícia Militar de Meio Ambiente é que a população não consuma os peixes, pois ainda não se sabe ao certo a causa da morte. Caso tenha contato com a água, a orientação é que você tome banho imediatamente e descarte as vestimentas. Saiba mais em: https://aconteceunovale.com.br/portal/?p=72377(Créditos das imagens: Aconteceu em GV)

Posted by Aconteceu no VALE on Terça, 10 de novembro de 2015


(Fonte: Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui