Começa em Minas maior competição de robótica universitária da América Latina

0

Começou hoje (30/10/2015), com a etapa de inspeção de segurança na Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais, a Summer Challenge, considerada a maior competição de robótica da América Latina.

O evento é organizado pela equipe de robótica Troia, vinculada ao Departamento de Engenharia da Ufla (DEG), e pela RoboCore, entidade promotora dos torneios nacionais de robótica. A entrada é gratuita para o público. Participarão da competição 43 equipes de estudantes, sendo 40 brasileiras e três do México, totalizando 194 robôs.

Um dos concorrentes é a RioBotz, equipe com cerca de 30 estudantes de engenharia do Centro Técnico Científico (CTC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), reconhecida como a mais importante equipe universitária de robótica do Brasil, com 12 anos de atuação,57 títulos nacionais e mais de 20 títulos no exterior.

Os alunos da PUC carioca serão representados por dez robôs, que disputarão sete categorias na edição deste ano da Summer Challenge, incluindo combates, sumô, trekkinghockey e seguidor de linha.

“São diversos tipos de tarefas que os robôs têm de executar”, informou o professor Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da RioBotz/PUC Rio. Ele disse acreditar que as chances de prêmios são maiores nas categorias de combate. “Eles têm boas chances (de vencer)”, afirmou. O evento se estenderá até 2 de novembro.

Meggiolaro acrescentou que a novidade nessa edição da Summer Challenge é a estreia da  Antweight, categoria de combate com os menores robôs de luta, com peso de 454 gramas.

“Essa categoria já existe nos Estados Unidos e vai estrear aqui no Brasil e na América Latina”. Para essa disputa, a equipe RioBotz/PUC Rio está levando os robôs Micro Touro e Micro Maloney, que lutarão com robôs de outras sete equipes. A equipe da PUC Rio já disputou essa categoria nos Estados Unidos.

A RioBotz lidera o ranking da RoboCore. A equipe participou de todas as edições da Winter Challenge, competição similar e também organizada pela RoboCore. Esta é a segunda vez que a RioBotz participa da Summer Challenge.

Na edição 2012 desse evento, os integrantes da equipe RioBotz conquistaram oito medalhas, sendo uma de ouro na categoria “Sumô Autônomo 3kg”, três pratas nas categorias “Sumô Rádio-Controlado 3kg”, “Lightweight” e “Hockey Pro de Robôs”, e quatro bronzes nas disputas de “Sumô Rádio-Controlado 3kg (com outro robô)”, “Middleweight”, “Hobbyweight” e “Beetleweight”. (Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui