Cerca de 200 pessoas fizeram uma manifestação nesta sexta-feira, 23 de outubro, na BR-135, no Norte de Minas. Segundo os participantes, eles são indígenas da etnia Xakriabá e protestam contra a PEC 215.
“Se essa PEC for aprovada, vai impedir que a Funai faça a demarcação das terras indígenas, que passará a ser decidida pelo Congresso, onde a maioria faz parte da bancada ruralista. São grandes proprietários de terras e empresários do agronegócio. Se esta Lei entrar em vigor, será o extermínio do povo indígena”, fala o cacique Santo Caetano Barbosa.
A Polícia Militar de Januária informou que o ponto da manifestação fica a cerca de 80 quilômetros de São João das Missões. Equipes de militares foram encaminhadas ao local para acompanhar o protesto.
Santo Caetano diz que a manifestação está sendo feita em vários locais do país. O Cacique afirmou ainda que a pista foi liberada por volta das 15h. “Conversamos com as pessoas, motoristas que estavam parados, e entendemos que eles estavam sendo prejudicados. Por isso resolvemos liberar o trânsito”.
Xakriabás protestam contra PEC 215 (Foto: Divulgação / CAA)
(Fonte: G1 Grande Minas)