Encerradas as inscrições do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola no dia 14 de outubro, 25.299 servidores, distribuídos entre 47 Superintendências Regionais, se habilitaram para as provas que acontecem no dia 8 de novembro. Os inscritos deverão acompanhar a divulgação do local e horário das provas através do endereço www.institutoavaliar.org.br/certificacao2015.
Entre os inscritos, 22.554 são professores da Educação Básica (89%), sendo 10.154 (40%) efetivos, 9.125 ex-efetivados (36%) e 6.020 designados (24%). Neste ano, 19 lactantes terão direito a amamentar durante as provas.
O diretor de Gestão e Desenvolvimento de Servidores Administrativos e de Certificação Ocupacional da Secretaria de Estado da Educação, Paulo Henrique Rodrigues, alerta aos candidatos para que fiquem atentos aos editais, resoluções, horários e locais das provas.
Paulo Henrique destaca, ainda, que a vigência da certificação é de quatro anos e não constitui concurso público para investidura em cargo ou função pública. “É uma avaliação de conhecimento e competências necessárias ao desempenho do cargo de diretor de escola estadual”, explica.
Prazos
Conforme a Resolução SEE nº2795/15, as escolas têm até o dia 30 de outubro para a escolha dos membros das comissões organizadoras do processo de eleição dos diretores e vice-diretores. Essas comissões serão compostas de três a cinco membros da comunidade escolar (representantes dos servidores e da comunidade). O coordenador da comissão deve ser servidor. Não é permitida a participação de diretor da escola, servidores que concorrerão e seus cônjuges e parentes em até 2º grau.
Caberá à comissão, entre outras funções, planejar, organizar coordenar e presidir a realização do processo, além de divulgar amplamente normas, analisar as chapas, dar ciência aos candidatos do deferimento ou não das inscrições, designar e orientar os componentes das mesas receptoras.
Veja, abaixo, o cronograma de execução do processo de escolha de diretor e vice-diretor de escola estadual.