Termômetros registram 39 graus em Montes Claros

0

A temperatura em Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais, atingiu os 39ºC nesta quinta-feira (22/10/2015), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Porém, de acordo com o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Flávio Pimenta, esta marca pode ser ainda maior em alguns pontos.

“Com certeza, em alguns pontos, a temperatura atingiu os 40ºC, como é o caso do Centro da cidade, que é considerado mais quente que outros pontos mais afastados.”, explica.

A umidade relativa do ar atingiu 14%, enquanto que o indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao ser humano é acima de 40%. Para o professor, que é especialista em recursos hídricos, o tempo seco e a onda de calor na região é resultado da falta de chuva. A quantidade de água esperada até então, segundo Pimenta, é abaixo do esperado. “O esperado para o mês de setembro era de 50 milímetros, mas choveu apenas 0,5 milímetros. De janeiro até agora foram 313 milímetros de chuva”.

Um dos fatores que implica na escassez de chuva pode estar relacionado a uma “bolsa de ar quente” estacionada na região. “Este bolsão impede que a massa de ar fria venha até aqui. Normalmente esta massa é registrada até Curvelo.”, afirma.

A previsão de temperatura para esta sexta-feira (23) será mais amena, de acordo com o Inmet. Os termômetros devem marcar 37ºC com possibilidade de pancadas de chuvas em pontos isolados no período da tarde.

Temperatura mais alta da história em Belo Horizonte

A quinta-feira foi de novo recorde de calor em Belo Horizonte. A cidade registrou 37,6ºC por volta das 15h, o que já era a temperatura mais alta de sua história. Mas às 16h, houve ainda um leve aumento, com os termômetros marcando 37,7ºC na estação de medição da Pampulha, segundo o Instituto PUC Minas TempoClima.

O que traz um pouco de alívio para os belo-horizontinos é a chuva, que por volta das 16h, já ocorria em bairros das regiões da Pampulha e de Venda Nova, com queda de granizo em alguns locais. Mais cedo, a Defesa Civil Municipal havia emitido alerta em que afirmava a possibilidade das pancadas d’água, com volume entre 20 e 30 milímetros, até as 8h desta sexta-feira (23).

Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto PUC Minas TempoClima, a tendência nos próximos dias é de ligeira diminuição nas temperaturas. Nesta sexta-feira, a máxima deve ser de 33ºC. No fim de semana, a expectativa também é de pancadas de chuva em BH.

O dia mais quente na capital mineira, até então, havia sido registrado na última sexta-feira (16), quando os termômetros apontaram 37,4ºC, também na Região da Pampulha.

(Fonte: G1 Grande Minas / Rádio Itatiaia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui