Minas Gerais tem 10% dos candidatos ao Enem 2015

0

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 acontece nos dias 24 e 25/10. Em Minas, cerca de 870 mil estudantes se inscreveram para tentar uma vaga em universidades do país. Nos dois dias de prova, os portões serão abertos ao meio dia e fechados às 13h. A prova terá inicio às 13h30 no horário de Brasília.

O Enem é constituído por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação. No sábado serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os participantes terão 4h30 minutos para realizar a prova. Já no domingo, serão 5h30 para a realização das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Para realizar o exame, os estudantes devem apresentar pelo menos um dos tipos de identidade abaixo listados:

– Cédula de identidade (RG) emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Federal;

– Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;

– Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;

– Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;

– Certificado de dispensa de incorporação;

– Certificado de reservista;

– Passaporte;

– Carteira Nacional de Habilitação com foto e identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5,703, de 15 de fevereiro de 2006.

É aconselhável ainda que os candidatos levem impresso o Cartão de Confirmação informando o CPF e a senha na Página do Participante no site no Inep. É nele que constam data, hora e os locais em que serão realizadas as provas, número da inscrição;

Indicação da solicitação do atendimento especializado e/ou do atendimento específico Opção de língua estrangeira e solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

Cada participante deve levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de caneta de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia útil seguinte ao de realização da última prova. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição, em data a ser posteriormente divulgada, mediante o seu CPF e senha também no portal do Inep.

Confira abaixo algumas dicas para fazer uma prova tranquila:

–  Verifique com antecedência o local de provas e identifique o melhor trajeto;

– Esteja no local da realização da prova às 12h;

– Eliminam o candidato: consultas a anotações ou demais participantes, uso de caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas além do porte de dispositivos eletrônicos;

– Lembre-se que é o proibido o uso de  óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares

– Não é permitida a saída da sala de provas antes de decorridas 2 horas do início da aplicação do exame

– O participante deve marcar no cartão-resposta a opção correspondente à cor da capa do seu caderno de questões e, ainda, transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões;
– As folhas de rascunho e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não são consideradas para fins de correção;

– A redação deverá ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas;

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 e é utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Seu resultado serve de acesso para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A prova também é feita por pessoas que tenham interesse em ganhar bolsa integral ou parcial em alguma universidade particular através do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou para obtenção de financiamento através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). E desde 2009 a prova serve também como certificação de conclusão do ensino médio em curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui