Mineira de 81 anos realiza sonho de cursar o ensino superior

0

Aos 81 anos, a mineira Aurora Ferreira de Melo Breves realizou um sonho antigo: entrar para uma faculdade. Ela fez a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado e foi aprovada no início deste ano para o curso de filosofia da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), no Triângulo Mineiro. Atualmente, ela está no segundo período da faculdade.

Apesar da idade, a aposentada conta que não tem dificuldade em acompanhar os professores e os demais colegas. Ela tem aulas todos os dias pela manhã e conta que tem sido muito bem tratada por todos e até mesmo elogiada pelos educadores.

“Um professor me elogiou muito um dia desses. Ele, inclusive escreveu um bilhete na minha prova, dizendo que queria que eu escrevesse também o que eu penso, e não somente o que Aristóteles pensava.”, conta Aurora.

Aurora Ferreira de Melo Breves cursa Filosofia na UFU (Foto: Márcia Cristina/Arquivo Pessoal)

Segundo Aurora, a paixão pelos estudos começou quando ainda era muito jovem em Ituiutaba, também no Triângulo, onde nasceu e cresceu. Ela sempre foi uma boa aluna, mas o município só tinha ensino gratuito até a 5ª série e sua família não tinha condições financeiras para que ela estudasse fora ou em uma escola particular.

“Eu então comecei a lecionar na fazenda, mas logo parei porque, aos 21 anos, me casei.”, diz a universitária.

Após o casamento vieram os três filhos e, quando eles cresceram, a família se mudou para Uberlândia com o objetivo de que eles pudessem continuar os estudos. Aurora então montou um ateliê de alta costura, enquanto o marido trabalhava como cabeleireiro. Dessa forma, o casal conseguiu educar os filhos e todos se formaram pela UFU: dois em direito e um em economia.

Já no ano de 2010, aos 75 anos, a aposentada conta que passava pela rua quando viu um anúncio de uma escola: “Venha estudar com a gente”. Na propaganda, a instituição ressaltava que não importava a idade do aluno e a idosa pensou: Por quê não? Será que como 75 anos eu vou voltar a estudar?

Ela então foi até a escola e, a instituição entrou em contato com o colégio onde ela tinha estudado em Ituiutaba e conseguiu a declaração de conclusão da 5ª série. A partir de então, Aurora decidiu voltar à sala de aula e, entre 2010 e 2014, concluiu o ensino fundamental e médio.

Mas, ao terminar os estudos, Aurora não se deu por satisfeita e se inscreveu para o Enem. Ela não fez nenhum curso preparatório para o exame e conta que, uma das preocupações de seus filhos era de que ela se cansasse durante a prova que, geralmente, tem muitas questões. Mas, a aposentada fez a prova tranquila, sendo a primeira de sua turma a terminar. E, às vésperas do Enem 2015, ela dá uma dica aos estudantes:

“Eu quero que os jovens percam o medo do Enem e saibam que não precisam estudar pra morrer porque eles decoram, decoram, decoram, esquentam a cabeça e não aprendem. Eles precisam é entender aquilo que estão estudando.”

Aurora Ferreira de Melo Breves cursa Filosofia na UFU (Foto: Márcia Cristina/Arquivo Pessoal)

(Fonte: Record Minas / R7)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui