Brigadistas controlam incêndio no Pico da Ibituruna

0

O fogo que consumia o Pico da Ibituruna, principal cartão postal de Governador Valadares, no Leste do Estado, foi controlado na tarde desta quinta-feira (15/10/2015). Uma equipe do Corpo de Bombeiros permanece no local fazendo o trabalho de rescaldo.

Mais de 20 hectares de vegetação já foram consumidos pelo fogo que começou por volta das 16 horas de terça-feira (13), depois que um carro sofreu uma pane elétrica e lançou faíscas às margens da estrada. Desde então vem sendo combatido por mais de 80 pessoas (bombeiros, brigadistas e voluntários), duas aeronaves e um helicóptero enviados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad). A vegetação seca e o vento favorecem a combustão.

Segundo a gerente do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna, Tuana Marques, além da vegetação rasteira e da área florestal composta por remanescentes de Mata Atlântica, o fogo dizimou animais como serpentes e ouriços cacheiros. Também comprometeu a fachada do Pico, que agora está cinza. “Só nesta área (frente) o fogo consumiu mais de dez hectares nas primeiras horas de combate. O vento fez o fogo circular”, explicou Marques. O levantamento exato da área queimada será feito pela Polícia Militar de Meio Ambiente.

O Pico da Ibituruna tem 1.123 metros de altitude e abriga as rampas que tornaram a cidade conhecida como a “capital mundial do voo livre”. Além disso, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral (UC), e ainda Área de Preservação Permanente (APP) e Área de Proteção Especial (APE). Em seu entorno estão importantes remanecentes de Mata Atlântica e mais de 200 sitiantes que vem sendo orientados a construir aceiros em torno de suas propriedades.

Em 2013 um incêndio de causas desconhecidas consumiu área equivalente a 20 campos de futebol no Pico da Ibituruna.

Brigadistas controlam incêndio no Pico da Ibituruna – Foto: Leonardo Morais / Hoje em Dia

(Fonte: Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui