Compartilhamento de colírio provoca 35% das contaminações oculares

0

Você costuma emprestar o seu colírio para um amigo ou parentes? É bom evitar esse hábito porque o compartilhamento de colírio causa 35% das contaminações oculares. É o que indica pesquisa realizada, com base nos prontuários médicos do oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier.

O médico explica que as pessoas têm costume de compartilhar colírios ou utilizar sobras, e não sabem que estão se expondo a contaminações, especialmente a conjuntivite.

O médico ressalta que existe vários tipos de conjuntivites: bacteriana, viral, alérgica.

A bacteriana é quando ocorre a inflamação da conjuntiva, que é aquela parte revestida do branco do olho, causando vermelhidão, irritação e secreção amarela. Ela pode ser transmitida pela mão suja, compartilhamento de colírios, toalha de rosto, fronha, maquiagem, piscina.

Já a conjuntivite viral é causada por vírus, com uma secreção mais aquosa, esbranquiçada, assim como as alérgicas e são as mais comuns. A alérgica é causada pela própria poluição, filtro solar, lentes de contato.

Segundo o médico oftalmologista, Leôncio Queiroz Neto, o colírio não deve ser compartilhado e deve ter um diagnóstico e uma prescrição correta. Nunca usá-lo sem ter passado pelo oftalmologista. (EBC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui