Os destroços da aeronave Neiva EMB-711C Corisco, prefixo PT-NKU, que desapareceu na última terça-feira (06/10/2015) após decolar de um aeroporto próximo a Caratinga, na região do Vale do Rio Doce, foram encontrados no início da tarde desta sexta-feira (09/10/2015). Segundo o Corpo de Bombeiros, os pedaços do monomotor foram localizados na Serra do Caraça, em um local íngreme e de difícil acesso, entre Santa Bárbara e Catas Altas, na região Central de Minas.
O resgate dos corpos dos pilotos Fausto Mesquita e João Paulo Gomes Araújo, ambos naturais de Governador Valadares, foi adiado por causa da chuva. De acordo com a Polícia Civil, as buscas foram interrompidas na tarde desta sexta devido às condições do tempo, o que impossibilita os voos. A previsão é de que os trabalhos de resgate sejam retomados na manhã deste sábado (10), com auxílio de um avião do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), do Rio de Janeiro.
Destroços foram encontrados na Serra do Caraça (Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação)
Desde ontem, os helicópteros Carcará, da PC, e Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, juntamente com outra aeronave, pilotada por José Bergue Filho, amigo dos pilotos do avião, dividiram os quadrantes do local apontado como o mais provável para a queda. Paralelamente, os delegados Evandro Nascimento e Tatiana Soares, de Caratinga, investigavam os últimos contatos feitos pelos tripulantes da aeronave.
Os delegados conseguiram levantar que o último local onde o sinal de celular dos pilotos foi captado se tratava das imediações de uma antena situada ao lado da estrada de ferro Vitória-Minas, ao pé da Serra do Canastra. Hoje pela manhã, as equipes do NOA, Corpo de Bombeiros e Aeronáutica, junto com o piloto amigo das vítimas realizaram levantamentos em quadrantes próximos ao local indicado.
O piloto José Bergue foi o primeiro a avistar os possíveis destroços e informou as coordenadas às equipes do NOA e dos Bombeiros, que confirmaram a localização pelo ar, por se tratar de uma área de difícil acesso. Partes dos corpos também foram encontradas.
Destroços foram encontrados na Serra do Caraça (Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação)
Destroços foram encontrados na Serra do Caraça (Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação)
Piloto Fausto Mesquita em foto com aeronave envolvida em acidente (Foto: Arquivo Pessoal)
Avião prefixo PT-NKU decolou de Caratinga, no Leste de Minas – Foto: Reprodução
Piloto Fausto Mesquita acompanhava o amigo João Paulo Araújo – Foto: Reprodução