São Francisco poderá receber campus do IFNMG

0

A antiga vontade da população de São Francisco, de ter no município uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), está perto de se tornar realidade. Com a articulação do prefeito Luiz Rocha Neto, em parceria com o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Paulo Guedes, o município tem buscado viabilizar o investimento que vai atender estudantes de toda a microrregião.

Nessa quarta-feira (7/10/2015), o prefeito Luiz Rocha e o secretário Paulo Guedes se reuniram com a presidente da Fundação Caio Martins – Fucam, Maria Tereza Lara, e o vice-presidente da instituição, Gildázio Santos, que pretendem ajudar o município na empreitada. Também participou do encontro o vice-presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Edmárcio Moura.

Segundo Maria Tereza, já existe no centro da cidade São Francisco uma área da Fucam que pode ser cedida para a instalação do centro de ensino. O prefeito Luiz Rocha informou que o IFNMG já confirmou a viabilidade da criação da nova unidade. “Agora, vamos aguardar a avaliação do espaço pelos técnicos do instituto, que vão apontar a área apropriada para receber o investimento”, disse o prefeito. Após o parecer técnico, será solicitada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag a autorização para a doação do terreno que, em seguida, será votada na Assembleia Legislativa – ALMG.

Segundo Luiz Rocha, a negociação com o governo federal para a autorização da instalação da nova unidade em São Francisco também está avançada. “Já estivemos no Ministério da Educação, que sinalizou positivamente para a possibilidade da criação novo centro de ensino. Também estamos somando forças com o deputado federal Reginaldo Lopes, que está buscando acelerar o processo de liberação do investimento”, informou.

Para o secretário da Sedinor, Paulo Guedes, a instalação de mais uma unidade do instituto federal no Norte de Minas será mais um importante passo para a melhoria da qualidade da educação, gerando novas oportunidades para a juventude da região. “A educação é um setor estratégico na luta pela redução das desigualdades locais e regionais. Temos um número grande de jovens da região de São Francisco que desistem de continuar os estudos devido às dificuldades para frequentar uma faculdade ou um curso técnico em outras cidades. A instalação do instituto federal na região significa mais oportunidade para essas pessoas”, destacou Paulo Guedes.

O IFNMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG foi criado em dezembro de 2008, por meio da integração de duas unidades federais de educação. Hoje, já são 11 campi, sendo dez unidades já em funcionamento (Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Januária, Montes Claros, Pirapora, Teófilo Otoni, Salinas e Janaúba), e uma em implantação, em Porteirinha. Oferece cursos técnicos de nível médio presenciais e a distância, cursos técnicos PROEJA (Educação de Jovens e adultos), FIC (Formação Inicial Continuada), cursos superiores em diversas áreas e pós-graduação, além do Pronatec e Programa Mulheres Mil.

(Fonte: Sedinor)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui