Uma estudante de 16 anos ficou ferida depois de levar vários golpes de facão nessa quinta-feira, 24 de setembro, na comunidade Poço da Vovó, em Jaíba, no Norte de Minas Gerais. O crime aconteceu dentro de um ônibus escolar.
Segundo as informações da Polícia Militar (PM), um homem de 27 anos entrou no veículo quando os alunos embarcavam. Ele sabia que o motorista tinha um facão e pediu a ferramenta emprestada, alegando que usaria na poda de uma árvore. Em seguida, foi até a vítima, a golpeou e fugiu.
A adolescente foi levada no próprio ônibus para o hospital, com cortes nos braços e no rosto. Devido à gravidade dos ferimentos, e da necessidade de uma cirurgia, ela foi transferida para Janaúba (MG).
O criminoso se escondeu em um matagal, mas foi preso na comunidade. Ele disse que a adolescente o acusou de ter cometido um crime, por isso a agrediu. O facão foi apreendido e ele foi conduzido à Delegacia.
O que diz o motorista do ônibus?
O motorista do ônibus explicou ao G1 que o criminoso entrou no momento em que as portas foram abertas para alguns alunos descerem. Ele afirmou acreditar que o homem já esperava pelo veículo com a intenção de agredir a estudante.
O motorista contou também que o criminoso pegou o facão que estava no painel, sem a permissão dele, e foi em direção à aluna e a golpeou, sem que houvesse nenhum tipo de discussão entre eles.
Em relação ao facão, o condutor explicou que, recentemente, algumas árvores caíram por causa de uma ventania. Citou inclusive que em uma ocasião precisou descer e retirar uma delas para conseguir passar. A ferramenta estava no veículo, segundo ele, para cortar galhos que atrapalhavam a passagem do ônibus.
O que diz a administração municipal?
Dar carona é expressamente proibido em todas as 35 linhas de ônibus escolares da cidade (22 delas são terceirizadas), segundo o secretário municipal de Educação, Sebastião Mendes Junior.
“A gente vai apurar tudo o que aconteceu, vamos tomar as medidas punitivas junto a esta empresa e, de imediato, este motorista não vai mais poder transportar estes alunos”, garantiu.
O ônibus iria levar os estudantes da comunidade Poço da Vovó para a área urbana de Jaíba. O suspeito teria entrado no veículo, no momento em que os alunos embarcavam.
“Já demos assistência na parte de saúde para a menina, agora vamos na casa da família, com uma equipe da assistência social, para dar todo o suporte que eles precisarem”, acrescentou o secretário.
Atualmente, cerca de 1.200 estudantes da rede municipal de ensino utilizam o transporte gratuito para ir à escola, conforme Junior.
Autor estava alcoolizado
Segundo a assessoria da Polícia Civil, foi constatado, por meio de exame, que o suspeito tinha ingerido bebida alcoólica antes de entrar no ônibus. Ele foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio e levado para a Cadeia Pública de Manga, na mesma região.
Outro crime
A Polícia Civil de Jaíba investiga a tentativa de homicídio contra o pai da adolescente. Segundo a assessoria da corporação, ele estava com o irmão da menina quando foi baleado. O tiro seria para o rapaz e não para o pai. A polícia ainda não tem informações sobre o atirador.
(Fonte: G1 Grande Minas e O Tempo)