O MEIO AMBIENTE E SUAS POSSIBILIDADES

0

O rio Tâmisa, um dos cartões postais que atravessa a Inglaterra e a sua capital, Londres, sempre foi motivo de vergonha para os moradores. A situação de poluição é antiga, desde o século XIX, nos anos de 1800. Naquela época o rio era chamado pelos habitantes da terra da Rainha Elizabeth de “o grande fedor”. A situação de agressão ambiental perdurou por várias décadas, a ponto de ser declarado “biologicamente morto” pelas autoridades inglesas. A partir da segunda metade do século passado as autoridades inglesas resolveram tentar reverter este quadro de extrema poluição do rio iniciando o processo de despoluição do seu leito, um caminho longo, de muito trabalho e principalmente, de elevado gasto financeiro. A melhora lenta e gradual da qualidade das águas do rio já é visível, principalmente com a observação de inúmeros animais marinhos que haviam desaparecido da região por conta da poluição. Golfinhos, botos e até mesmo uma baleia bico de garrafa já foi observada próximo a Londres. Os biólogos estimam que cerca de 670 focas comuns vivam no estuário, sem contar as inúmeras focas cinzentas. A presença destes grandes animais na região é um indicativo de que os estoques pesqueiros aumentaram significativamente na região.

Estas informações mostram que, mesmo em situações extremas de poluição, aparentemente irreversíveis, com uso adequado da tecnologia, vontade política e recursos financeiros é possível reverter quadros de degradação ambiental extrema. Outros rios pelo mundo já foram totalmente recuperados, como o rio Cheonggyecheon, em Seul, que era totalmente poluído e hoje é uma das áreas de lazer da capital sul coreana, rico em áreas verdes e águas cristalinas. O projeto desenvolvido no rio é referência mundial em humanização de cidades, não apenas pela despoluição das águas mas também pela construção de parques lineares que otimizaram o contato das margens com os moradores. Seul é a sétima maior cidade do mundo em número de habitantes com cerca de 10,3 milhões de pessoas. Mesmo com o seu grande porte e pressão de urbanização foi possível recuperar a sua estrutura. Uma outra melhoria ambiental extremamente importante que ocorreu na região: a temperatura média na área do canal reduziu, em média 3,6º C em relação as outras áreas da cidade.

Enquanto os sul coreanos e os ingleses revitalizam seus mananciais de água, no Brasil continuamos a usa-los com esgoto e lixeira. Situações de poluição como ocorre no rio Paraíba que tem seu curso passando pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; do rio Pinheiros e rio Tietê em São Paulo são inconcebíveis, considerando o grande déficit hídrico que os maiores estados do Brasil tem passado nos últimos anos. Infelizmente no Brasil, falamos muito, discutimos muito, idealizamos muito mas, quando avaliamos a prática de implantação dos projetos, verificamos que ela não existe, ou se existe, são ações muito frágeis e incipientes. O país deveria reavaliar a sua postura em relação aos recursos hídricos do nosso território agindo de forma mais efetiva e eficiente na recuperação destes recursos. Se nem mesmo o efeito olimpíada foi suficiente para estimular os governos a despoluir a baia de Guanabara, então o que realmente poderia motivar os nossos políticos a promover a recuperação dos nossos recursos hídricos?

Quem é Alexandre Sylvio Vieira da Costa?

– Nascido na cidade de Niterói, RJ;
– Engenheiro Agrônomo Formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro;
– Mestre em Produção Vegetal pela Embrapa-Agrobiologia/Universidade Federal Rural do
Rio de Janeiro;
– Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa;
– Pós doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Minas Gerais;
– Foi Coordenador Adjunto da Câmara Especializada de Agronomia e Coordenador da
Comissão Técnica de Meio Ambiente do CREA/Minas;
– Foi Presidente da Câmara Técnica de eventos Críticos do Comitê da Bacia
Hidrográfica do Rio Doce;
– Atualmente, professor Adjunto dos cursos de Engenharia da Universidade Federal dos
Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Teófilo Otoni;

– Blog: asylvio.blogspot.com.br
– E-mail: alexandre.costa@ufvjm.edu.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui