Forte terremoto atinge capital do Chile e governo emite alerta de possível tsunami

0

Um forte terremoto atingiu Santiago, capital do Chile, fazendo os prédios tremerem e as pessoas procurarem por abrigo nas ruas. O Chile emitiu um alerta de um provável tsunami.

O Serviço Geológico dos EUA divulgou nesta quarta-feira (16/09) que o terremoto teve uma magnitude preliminar de 7,9 graus. As autoridades chilenas afirmam que o terremoto tinha uma magnitude de 7,2 graus.

O tremor ocorreu no mar, a 11 quilômetros de profundidade, às 19h54 (hora local). O epicentro fica a 71 quilômetros da cidade de Illapel, na Província de Choapa, localizada no Norte de Santiago, capital do país, onde vivem cinco milhões de habitantes.

O Chile situa-se em uma das extremidades de uma área conhecida como “Anel de Fogo” do Pacífico, compondo uma região bastante propensa aos efeitos de movimentos telúricos. Terremotos de sete graus ou mais têm potencial para causar graves danos em áreas habitadas.

Terremoto no Chile é sentido em Buenos Aires

Apesar da distância, o terremoto no Chile chegou a balançar lustres em alguns edifícios altos do centro de Buenos Aires. Os moradores, assustados, ligaram para o Serviço de Atenção Medica de Emergências (Same), que costuma ser mobilizado em casos de acidentes graves.

“Muita gente ligou preocupada, perguntando se tinha que abandonar os prédios”, disse o diretor do Same, Alberto Crescenti, que tranquilizou a população. “Estamos atentos, mas já constatamos que o terremoto no Chile não provocou danos estruturais [nos edifícios de Buenos Aires]”, acrescentou.

Na província argentina de Mendoza, na fronteira com o Chile, o terremoto no Chile foi sentido com mais intensidade. As pessoas abandonaram os cafés ao perceber que as cadeiras e mesas estavam se movendo.

Defesa Civil de São Paulo recebe chamadas com queixas de tremores

A Defesa Civil de São Paulo informou hoje (16/09) à noite que recebeu chamadas de moradores das regiões da Avenida Paulista, da zona Norte e da zona Leste da capital com queixas de tremores de baixa intensidade. A unidade da Universidade Anhembi Morumbi, localizada na Paulista, dispensou os alunos por volta das 20h15.

O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 50 ligações, principalmente dos bairros Tatuapé e Vila Mariana, na zona sul, e também das cidades vizinhas de Guarulhos e Osasco. Não há registro de feridos.

(Fonte: Associated Press / Agência Estado / Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui