Estado nomeia 170 candidatos do concurso público para professor da Unimontes

0

Foram nomeados os candidatos aprovados para o provimento de cargos efetivos da carreira de Professor de Educação Superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os atos, assinados pelo governador Fernando Pimentel, foram publicados nesta terça-feira (15/9), no Diário Oficial dos Poderes do Estado (Minas Gerais), com os nomes, nesta primeira etapa, de 170 candidatos. A relação está disponível neste link.

Além da nomeação desta terça-feira, o processo foi dividido em mais duas etapas, que serão realizadas em outubro e novembro. Os critérios utilizados para tal distribuição baseiam-se nos primeiros colocados na lista de classificação e, também, nos profissionais que estão em atuação – neste semestre – na universidade.

Nesta primeira etapa, foram divulgados nomes de aproximadamente 40% do total de homologados (por edital). A segunda etapa corresponderá a cerca de 20% do total – com os mesmos critérios da primeira fase. Já a última etapa será com aproximadamente mais 40% dos aprovados. Os critérios foram estabelecidos com o objetivo de não prejudicar o desenvolvimento do atual semestre letivo.

O ato administrativo de nomeação é exclusivo do Governo de Minas Gerais e cabe à Unimontes somente os atos de posse e exercício. A autorização de nomeação feita pelo administrativo estadual é condicionada à substituição de designados e ex-efetivados.

Para o reitor João dos Reis Canela, a nomeação dos aprovados marca a chegada da etapa final do concurso público para professor, que consiste em um feito histórico, mas também uma ação desafiante e inovadora, que contou com o envolvimento e participação de toda comunidade acadêmica e das lideranças regionais. “O processo de realização do concurso público é concluído graças, especialmente, ao imprescindível apoio do governador Fernando Pimentel que, ao assinar os atos de nomeação dos aprovados, demonstra o seu reconhecimento à importância da Unimontes dentro do contexto de desenvolvimento do Estado”, afirmou.

Serviço Especial – DDRH

Por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), a Unimontes está orientando os aprovados em todas as providências e ações administrativas após o ato de nomeação. Em seu portal eletrônico, a DDRH preparou serviço especial para atendimento dos candidatos aprovados e nomeados, conforme as etapas dos trabalhos. No endereço eletrônico, estão reunidas todas as informações necessárias para os candidatos com orientações e procedimentos.

É importante destacar que, após o acesso à nomeação no Diário Oficial do Estado, o aprovado deverá cumprir os exames médicos pré-definidos nos editais do concurso. A escolha dos locais para realizá-los fica a cargo do próprio candidato.

O passo seguinte é a inspeção médica pré-admissional (perícia), cujo calendário será definido exclusivamente pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e disponibilizado no sítio eletrônico. O aprovado deverá procurar os escritórios regionais da Seplag em Montes Claros e em Janaúba.

Uma vez atendidos pela Seplag, os aprovados deverão oficializar a entrega de documentação para conferência, a partir da demanda liberada pela Seplag, em atendimento especial da DDRH no auditório do prédio 6, no campus-sede. O trabalho de conferência será realizado pela Comissão Institucional de Avaliação de Documentos e Títulos. Por último, acontecem a posse e o exercício, previstos para a segunda quinzena de outubro próximo.

Mais detalhes sobre o passo a passo no endereço eletrônico www.ddrh.unimontes.br ou pelo telefone (38) 3229-8201.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui