Pesquisa sobre planejamento urbano será realizada nos 853 municípios mineiros

0

Com o propósito de discutir a importância das políticas urbanas para o desenvolvimento dos municípios, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) vai realizar uma pesquisa sobre o planejamento urbano nas cidades e territórios.

A partir desta semana, os gestores dos 853 municípios mineiros vão ter acesso ao formulário que deverá ser respondido e enviado eletronicamente à Sedru. A Associação Mineira de Municípios (AMM) será parceira do Governo de Minas Gerais na mobilização para que o maior número possível de questionários seja respondido.

Responsável pela política de ordenamento territorial em Minas Gerais, a Sedru pretende, com este levantamento, envolver os municípios no processo de elaboração e gestão das políticas públicas de planejamento urbano, visando à qualidade de vida e à sustentabilidade das cidades mineiras.

“Vamos atuar de maneira proativa, vamos ouvir dos prefeitos e da população onde estão os gargalos e incorporá-los na construção das soluções”, explica o secretário Tadeu Martins Leite.

A pesquisa vai direcionar as ações, a serem implementadas pela Sedru, para incluir no planejamento e gestão das cidades mineiras os novos itens obrigatórios do desenvolvimento urbano – mobilidade, saneamento ambiental, redução da pobreza, regulação do uso e ocupação do solo -, além de orientar a construção de um  programa de apoio aos municípios na gestão de políticas urbanas.

Para o secretário, este é o caminho para aperfeiçoar a maneira como o Governo de Minas Gerais atua na promoção do desenvolvimento regional.

“A falta de um planejamento articulado e integrado gerou ineficiência na atuação do Estado junto aos municípios, retrabalhos e gastos desnecessários, mas vamos reverter este quadro, envolver a comunidade e os gestores municipais, capacitá-los e apoiá-los, para que as nossas ações repercutam, efetivamente, na vida das pessoas”, conclui Tadeu Leite. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui