Minas Gerais terá mais de 107 mil estudantes na segunda etapa da Obmep

0

Ao todo, 107.561 mil estudantes mineiros garantiram presença na segunda etapa da edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Eles se destacaram na primeira etapa da competição e representarão o Estado na segunda fase, que será realizada no dia 12 de setembro.

Ao todo, classificaram-se para a segunda fase 888.822 alunos de 42.311 escolas públicas de todo o país. Confira aqui a lista dos estudantes classificados para a segunda fase.

As provas da segunda fase serão realizadas no sábado (12/9), às 14h30 (horário de Brasília). Serão três horas de prova. O teste será composto de seis questões dissertativas, nas quais os alunos devem explicar (escrevendo) como chegaram ao resultado e expor o raciocínio utilizado.

A prova será realizada em mais de nove mil centros de aplicação organizados diretamente pelo Impa, que também cuida de todo o processo de correção nesta fase (em um primeiro momento, é feita uma correção regional e depois as provas são corrigidas por um grupo de professores que se reúnem no Rio de Janeiro para isso).

O resultado será divulgado no site da Obmep no dia 27 de novembro. Serão premiados 6.500 alunos com medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze), além de menções honrosas.

Os alunos medalhistas na competição serão convidados pelo Impa a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), a ser realizado em 2016, com direito a uma bolsa-auxílio do CNPq no valor de R$ 100 por mês (R$ 1,2 mil por ano).

Na primeira fase da Obmep, Minas Gerais foi o segundo estado brasileiro com o maior número de alunos inscritos na Obmep. Do total de 17.970.745 inscritos de todo o país, 1.889.666 são mineiros. Esses estudantes estão distribuídos por 4.569 escolas públicas de 850 municípios. O primeiro lugar ficou com o estado de São Paulo que teve 3.373.019 alunos e 5.847 escolas de 645 municípios inscritos na competição.

Competição

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.

Criada em 2005, a Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui