Avião produzido por estudantes UFMG bate cinco recordes de velocidade

0

A expressão rasgando o céu pode servir de inspiração para estudantes do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na comemoração de quebras de recordes. No último fim de semana, uma aeronave produzida pelos estudantes atingiu cinco marcas de velocidade nunca antes alcançada por aviões abaixo de 500 quilos. Os testes foram realizados na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, por causa da extensão da pista e a posição geográfica.

A aeronave ganhou o nome de Anequim, inspirado em uma espécie de tubarão agressivo e veloz. Ela estava sendo desenvolvida desde 2011 e foi totalmente projetada no computador. A estrutura é a primeira do Brasil com estrutura primária feita totalmente em fibra de carbono. Por causa disso, é leve, rígido e resistente.

Nas duas últimas semanas, seis estudantes, mais um piloto e o coordenador do projeto, o professor Paulo Scold, fizeram diversos testes na Base Aérea de Santa Cruz. Os trabalhos renderam a quebra de cinco recordes (Veja na lista abaixo). Os resultados já foram enviados para a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) para serem registrados.

A UFMG já tem tradição em construir e projetar aeronaves. A primeira foi o planador de treinamento CB-1 Gaivota, na década de 60, seguido do planador CB-2 Minuano, que era mais avançado, e pelo motoplanador CB-7 Vesper. Depois, veio o ultraleve de alto desempenho CB-9 Curumim que ainda é usado em aulas de ensaios em voo.

Nas pesquisas de doutorado, foram criados o CB-10 Triathlon, o CB-12 Curumim II, o CEA 308, que bateu oficialmente, quatro recordes mundiais de velocidade, e o avião acrobático CEA-309 Mehari.

Recordes

Velocidade acima de 3 quilômetros com restrição de altitude: 521,08 km/h
Recorde anterior: 466,83 km/h

Velocidade acima de 15 quilômetros: 511,19 km/h
Recorde anterior: 455, 8 km/h

Velocidade acima de 100 quilômetros com rota fechada: 490,14 km/h
Recorde anterior: 389,6 km/h

Velocidade acima de 500 quilômetros com rota fechada: 493.74 km/h
Recorde anterior: 387,4 km/h

Tempo para subir 3 mil metros: 2 minutos e 26 segundos
Recorde anterior: 3 minutos e oito

Os testes foram realizados na Base Aérea de Santa Cruz/RJ (foto: Raphael Brescia / Divulgação)

Os testes foram realizados na Base Aérea de Santa Cruz/RJ (foto: Raphael Brescia / Divulgação)

(Via Jornal Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui