Semana Internacional do Café espera 12 mil visitantes na capital mineira

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Consolidada como referência nacional do café, Belo Horizonte se prepara para receber 12 mil visitantes e gerar cerca de R$ 25 milhões em negócios A capital do estado do café já se prepara para receber o maior encontro do setor no país e um dos principais do mundo. A terceira edição da Semana Internacional do Café – SIC 2015 acontecerá entre 24 e 26 de setembro, no Expominas.

Para alavancar os negócios e fortalecer o segmento, a iniciativa vai contar com mais de 200 profissionais do setor, cerca de 100 expositores e 150 marcas, além de seminários, cursos e workshops. Com um cenário desafiador para o setor, a SIC visa impulsionar os negócios e movimentar mais de R$ 25 milhões em negócios diretos.

O encontro reúne cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores de todo o mundo.

Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, a SIC terá três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Tendências de mercado

Entre os destaques da programação está o Espaço Café Brasil, que traz em sua 10ª edição uma ampla plataforma de negócios. Já para os milhares de apreciadores e apaixonados por café, a Semana Internacional do Café é a oportunidade perfeita para aprimorar o paladar e conhecer as últimas novidades e tendências do mercado.

“Quem passar pela SIC vai absorver dicas de harmonizações, conhecer novos cafés que serão servidos por baristas de todo Brasil, participar de palestras ministradas por nomes de peso do setor cafeeiro nacional e internacional, e viajar pelos sabores e aromas da feira”, ressalta Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora.

Outro destaque é o DNA Café 2015, que realiza encontros, em formato de mesa redonda, com representantes de diversos setores do café. Haverá também a participação de profissionais de vários países, que apresentam conteúdos relevantes em áreas como cultivo, certificação, torra, cafeterias, tendências e negócios.

Também fazem parte da agenda, entre outros eventos simultâneos, o Fórum da Agricultura Sustentável, Reuniões do Educampo Café, Espaço Café+Forte, Sala de Cupping & Negócios, Coffee of the Year Brasil e o Encontro IWCA Brasil – Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil.

Pequenos produtores

Para o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, a SIC aproxima os agentes da cadeia produtiva do café das principais tendências do mercado mundial.

O evento é um importante aliado nos trabalhos de divulgação das origens produtoras de café do Brasil. Esta é uma estratégia do Sebrae, em nível nacional, para valorizar o trabalho dos pequenos negócios do setor e o café brasileiro, a partir do reconhecimento das características e especificidades que diferenciam e tornam únicos os grãos de cada uma das regiões produtoras.

O presidente da Faemg, Roberto Simões, salienta que o evento é um momento de capacitação dos profissionais das diversas etapas da cadeia produtiva, sendo especialmente importante do ponto de vista das oportunidades de negócio.

“Ao todo, são movimentados cerca de R$ 80 milhões, um número expressivo que revela o perfil negocial da capital do estado, que produz 20% do café consumido em todo o mundo”, diz Simões.

Resultados expressivos, somados à expertise adquirida ao longo das edições anteriores da Semana Internacional do Café, solidificam o evento como referência nacional e internacional.

“A SIC é um evento que alcança todos os segmentos do setor e também uma excelente oportunidade para os produtores e empresários terem contato não só com os profissionais do Brasil, mas também de outros países”, afirma o secretário de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz..

Segundo o secretário, no cenário atual, o agronegócio é um dos destaques na economia mineira e o café é o principal produto dentro dele. “O que contribui para a relevante classificação do estado e do país”, pontua João Cruz.

A programação completa sobre os eventos, cursos e seminários pode ser acompanhada pelo site da Semana Internacional do Café (semanainternacionaldocafe.com.br). Inscrições e detalhes sobre cursos também estão disponíveis.

Última edição em números

– 12 mil visitantes

– ,170 marcas expositoras

– 7 patrocinadores e nove apoiadores de associações de café, food service, mídias e órgãos governamentais

– 110 compradores de café verde

– 56 palestrantes nacionais e internacionais e mais de 58 temas abordados

– 35 sessões de cupping

– 1400 xícaras provadas

– 25 eventos simultâneos

– 292 horas de conteúdo

– 10 cafés com pontuação

– 82 concorrentes ao título Coffee of the Year Brasil

– 40 mil cafés servidos por baristas de todo o Brasil

– 44 competidores nos campeonatos

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