Volta às aulas com segurança

0

Samu alerta para os riscos de acidentes nesse período, principalmente envolvendo crianças, devido ao aumento do tráfego de veículos e pedestres nas ruas.

Nesta segunda-feira, 03 de agosto, milhares de crianças voltam às aulas e, com isso, aumenta o movimento de carros e pedestres nas ruas, especialmente nos horários de entrada e saída das escolas. O Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência do Norte de Mina (Samu Macro Norte) alerta para os riscos de acidentes nesse período, principalmente envolvendo crianças.

O médico do Samu Macro Norte, Antônio Marinho Cedrim, explica que a prevenção é a melhor solução e que esses acidentes podem ser facilmente evitados com cuidados básicos por parte dos adultos. “O papel dos pais e responsáveis pelas crianças é fundamental na prevenção e é importante orientar as crianças para que fiquem atentas ao atravessar a via, principalmente aquelas que fazem o percurso sozinhas, a pé ou de transporte público.”

O médico alerta ainda sobre o papel dos adultos na educação das crianças em relação ao trânsito. “A melhor maneira de ensinar é pelo exemplo, por isso, respeitar as regras de circulação, não parar os carros em fila dupla e respeitar a sinalização, além de ser dever do cidadão, é também uma forma de dar bom exemplo para as crianças”, completa.

Antônio Cedrim também alerta sobre a importância do uso do cinto de segurança, por menor que seja o percurso. “Em caso de acidente, o cinto de segurança minimiza sobremaneira os danos, lembrando que as crianças, de acordo com a idade, devem andar no banco traseiro, nos assentos apropriados e indicados pela legislação em vigor”, destaca.

Para transportar crianças de até um ano, a orientação é utilizar sempre cadeira bebê conforto. As crianças de 1 a 5 anos devem ser transportadas no banco traseiro em cadeira de segurança na posição vertical e voltada para frente. Já as crianças de 5 a 10 anos devem utilizar cadeira especial, presa ao cinto de segurança de três pontos. As crianças a partir de dez anos só deverão utilizar o cinto de segurança convencional se tiverem estatura compatível, ou seja, que este fique no tórax, nunca no pescoço. O alerta também é nunca deixar a criança sozinha dentro do carro.

DICAS DE SEGURANÇA

No carro, nunca se esqueça de travar as portas e manter os vidros sempre fechados; transporte as crianças no banco de trás; use sempre o cinto de segurança; evite parar em fila dupla; observe o trânsito antes de abrir as portas do carro e não demore no embarque e desembarque de passageiros. Para transitar com segurança o condutor deve permanecer na faixa da direita; não atrapalhar o trânsito; só ultrapassar pela faixa da esquerda; não falar ao celular enquanto dirige; reduzir a velocidade ao chegar a cruzamentos, manter distância segura em relação ao veículo da frente e obedecer à sinalização.

Para as crianças que vão a pé para a escola, a dica é fazer o trajeto em grupo, não andar sozinhas em locais ermos e procurar ser vista ao atravessar a rua, evitando passar por trás de árvores, ônibus, bancas de jornal e outros obstáculos; olhar sempre para os dois lados da rua antes de atravessar, utilizar a faixa de segurança e sinalizar antes ao motorista a intenção de atravessar.

Se o percurso for em transporte público, oriente a criança a evitar os pontos de parada em locais escuros e sem movimento quando estiver esperando condução para ir ou voltar para a escola; ao descer do ônibus, sair sempre pelo lado da calçada e esperar que ele saia para atravessar a rua.

Por medida de segurança, é importante que a criança saiba seu endereço, telefone, nome dos pais ou responsáveis ou de quem vai buscá-la na escola; e que seja orientada a nunca falar com estranhos. (Jerúsia Arruda)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui