Transferência acontece de forma transparente e com o compromisso de proteger o usuário, melhorar a qualidade dos atendimentos e evitar a falta de serviços.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) assumiu, no dia 1º de agosto, a Gestão da Assistência Hospitalar e Ambulatorial do município de Montes Claros, já com transferência do gerenciamento dos R$ 136,9 milhões dos recursos da média e alta complexidade do Norte de Minas.
A superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes, estruturou uma equipe para receber a demanda dos 86 municípios do Norte de Minas na sede da Superintendência no endereço: Rua Correa Machado, 1.333, Vila Santa Maria – Montes Claros. “Estamos cientes do problema e preparados para assumir a gestão no intuito de fornecer à população do norte de Minas o atendimento necessário de forma transparente e eficaz”.
Ainda de acordo com a superintendente, os fluxos serão encaminhados para os prestadores, prefeitos, conselhos municipais de saúde, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e usuários. A SES informa à população de Montes Claros e região que a transferência da gestão hospitalar do município para o Estado acontece de forma transparente e com o compromisso de proteger o usuário, melhorar a qualidade dos atendimentos e evitar a falta de serviços referenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
Atendimento ao usuário
O paciente terá atendimento garantido pela equipe da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, que irá realizar os serviços como regular o acesso, verificar compatibilidade entre tratamentos realizados e as cobranças, fazer nova conversa com os municípios da macrorregião na tentativa de melhorar o acesso e manter o usuário informado sobre toda a transferência.
Além disso, todos os canais de informação, sugestão, reclamação do SUS, no que tange aos hospitais, serão garantidos com os serviços da Ouvidoria pelos telefones: 162 e e-mails: ouvidoria.moc@saude.mg.gov.br. (Agência Minas)