Têm início na próxima semana, dia 04 de agosto (terça-feira) e vão até o final do mês, as inscrições para casais que desejam converter a união estável em casamento de forma gratuita. Os atendimentos acontecem às terças e quartas-feiras de 13h às 17h. Os casais interessados devem procurar o Escritório de Assistência Judiciária da Univale (EAJ) no Bloco C1 – Campus II da Univale para realizar a inscrição. O telefone de contato do EAJ é 3279-5922.
Os casamentos serão realizados no dia 26 de setembro, às 09h, durante o 9º Balcão da Cidadania, no Campus I- Armando Vieira da Univale. Os documentos necessários para a conversão da União Estável em casamento estão relacionados abaixo e deverão ser entregues duas cópias de cada no ato da inscrição:
– Solteiro(a): certidão de nascimento original ou cópia autenticada com o prazo máximo de três meses de emissão;
– Divorciado(a): a) certidão de casamento original ou cópia autenticada com divórcio averbado, com o prazo máximo de três meses de emissão; b) comprovação de partilha/inexistência de bens (certidão fornecida pelo escrivão da secretaria onde tramitou o processo de divórcio ou cópia da sentença do divórcio);
– Viúvo(a): a) certidão de casamento original ou cópia autenticada; b) certidão de óbito original ou cópia autenticada do cônjuge falecido; c) comprovação de inventário/inexistência de bens (certidão fornecida pelo escrivão da secretaria onde tramitou o processo de inventário ou cópia da sentença do inventário).
TODOS:
– Cópia do documento de identidade e CPF do cônjuge varão (marido);
– Cópia do documento de identidade e CPF do cônjuge virago (esposa);
– Cópia do comprovante de residência do casal;
– Cópia da certidão de nascimento dos filhos em comum, se houver.
São necessárias 2 (duas) testemunhas, sendo conhecidas do casal, não podendo ser parentes e que tenham conhecimento sobre o tempo em que moram juntos. No dia da inscrição, as testemunhas deverão comparecer, levando duas cópias do CPF, da carteira de identidade e do comprovante de residência. No dia da audiência, 26/09/15, também devem comparecer junto com o casal para prestar depoimento perante o juiz. Todos devem levar documento com foto.
Observações:
1) Não será realizada conversão de união estável de pessoas que tenham menos de um ano de convivência, salvo se tiver filho decorrente da união;
2) Não será realizada conversão de união estável de menores de idade, salvo se da união já tiver filhos.
como fazer minha inscrição para me casar nos casamentos comunitários, vivemos juntos eu e meu esposo a mais de 30 anos e nunca nus casamos.
portanto agora decidimos nus casarmos na modalidade casamentos comunitários, quero fazer minha inscrição pra o casamento. Como eu faço pra me inscrever para me casar meu sonho é me casar pra servir a jesus em verdade.
Desde já agradeço.
Geralda domingues de jesus.
obrigada.
Quero mim casar