Funarte lança nove editais no valor de R$ 26 milhões

0

Fundação Nacional de Artes destina recursos a 354 projetos culturais nas áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lançou nove editais de abrangência nacional para as áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro. No total, serão investidos R$ 26,5 milhões no fomento a 354 projetos.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, do presidente da Funarte, Francisco Bosco, e do ministro da Cultura, Juca Ferreira.

“Estamos em um momento muito especial de plena sintonia entre o Governo do Estado e o Federal, somando esforços e compromissos positivos com o nosso país para uma transformação que nos leve a novos tempos, com segurança e a democracia necessária para o cumprimento das metas no campo da cultura”, destacou o secretário Angelo Oswaldo. “Agradecemos a Funarte por ter escolhido Minas Gerais para o lançamento desses editais nacionais que contemplam várias expressões da vida artística”.

Entre os nove editais estão as novas edições das três principais premiações da instituição: Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna e Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

Juntos, os três prêmios selecionarão 235 projetos, com objetivo de possibilitar o desenvolvimento de atividades artísticas, incentivando a criação e a circulação de espetáculos, além de contribuir para a manutenção de coletivos, grupos e companhias.

Durante seu discurso, o ministro Juca Ferreira lembrou os esforços dos últimos anos feitos pelo Ministério da Cultura (MinC) para fortalecer os processos culturais do país, especialmente na área sociocultural, e disse que agora, nesta sua segunda gestão, o ministério precisa fortalecer as artes.

O ministro explicou, ainda, que outra prioridade do MinC é buscar novas fontes de financiamento para a Cultura. “Um dos caminhos é fazer com que o Estado invista mais a partir do reconhecimento de que a cultura é fundamental para o desenvolvimento do país”.

Foram lançados, ainda, os prêmios de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, Marc Ferrez de Fotografia, de Arte Contemporânea e o Programa Rede Nacional de Artes Visuais – 12ª Edição. Na área musical, serão dois editais: Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras e Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular.

Secretário Angelo Oswaldo participou do lançamento dos editais ao lado do ministro Juca Ferreira e do presidente da Funarte, Francisco Bosco – Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Inscrições

Atenção, os editais têm datas diferentes de inscrição:

Ceacen – de 29 de julho a 11 de setembro (via salicweb)

– Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2015

Objetivo: contribuir para a renovação ou manutenção da infraestrutura dos circos brasileiros; incentivar a montagem, renovação e circulação de números e espetáculos; promover a formação; e fomentar a pesquisa.

– Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2015

Objetivo: fomentar o desenvolvimento de atividades teatrais, incentivando a criação e a circulação de espetáculos; além de contribuir para a manutenção de coletivos, grupos e companhias.

Ceav – de 27 de julho a 9 de setembro (via Correios)

– Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 8ª edição

Objetivo: incentivar produções artísticas destinadas ao acervo das instituições museológicas públicas e privadas sem fins lucrativos, fomentando a difusão e a criação das artes visuais e fortalecendo a memória cultural brasileira.

– XV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia

Objetivo: selecionar projetos no campo da fotografia que visem estimular a reflexão e experiência artística, além do compromisso com a formação de público, com a inclusão social e a sustentabilidade.

– Programa Rede Nacional de Artes Visuais – 12ª edição

Objetivo: selecionar projetos que promovam o intercâmbio entre os estados federativos brasileiros, por meio de oficinas, seminários e residências, ligados às artes visuais.

– Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015

Objetivo: selecionar projetos de exposição, na área de artes visuais, a serem realizados nas cidades de Brasília, São Paulo e Belo Horizonte (galerias e espaços da Funarte) e Belém e Recife (espaços parceiros da Funarte), a fim de estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências da arte contemporânea brasileira.

Cemus – de 28 de julho a 10 de setembro (via Correios)

– Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras

Objetivo: apoiar necessidades específicas dos conjuntos orquestrais para assegurar a seus instrumentistas a realização de apresentações públicas com instrumentos musicais nas melhores condições possíveis, propiciando a melhoria da qualidade técnica e artística das orquestras; e visando a sua sustentabilidade.

– Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular

Objetivo: apoiar palcos musicais (casas de shows, teatros, arenas, galpões, lonas etc.), festivais e mostras de música que venham contribuindo para a difusão da música brasileira contemporânea.

– Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015

Objetivo: fomentar o desenvolvimento de atividades de dança, por meio da circulação nacional de espetáculos, atividades artísticas de profissionais com trabalho consolidado e de novos talentos.

(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui