A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que concluiu as obras de ampliação e modernização da Subestação (SE) Mantena. Com um acréscimo de 50% na potência instalada, a subestação sai de uma operação de 10 MVA para 15 MVA. A obra foi concluída no final junho e trouxe uma maior confiabilidade no fornecimento de energia, além de melhorar os níveis de tensão para uma população de quase 35 mil mineiros.
A Empresa investiu mais de R$ 8 milhões na nova subestação que agora conta com dois transformadores de 7,5 MVA e mais um disjuntor de 69Kv, dispositivo usado para a proteção do sistema elétrico. A SE Mantena ganhou um sistema automatizado muito mais moderno, em que a presença de um operador ou técnico na subestação para efetivar manobras não é mais necessária, tornando as ações para reestabelecimento muito mais rápidas.
A subestação foi equipada também com tecnologias que ajudam na preservação ambiental como o encapsulamento de todos os barramentos, o que impede que pássaros fechem curto com o equipamento, evitando a morte de animais e desligamentos de energia. Um sistema de separação de água e óleo também foi instalado para impedir que, em caso de vazamento de óleo dos equipamentos elétricos, o solo e o subsolo sejam contaminados.
Subestação de Mantena ampliada e totalmente modernizada – Foto: Divulgação