Exposição Agropecuária segue até o dia 12 de julho. Dez leilões serão realizados durante a Feira.
Os leilões ajudam a aquecer a economia durante a 41ª Expomontes, realizada entre os dias 02 e 12 de julho. De acordo com a organização, serão realizados dez leilões e a expectativa é de que o faturamento gire em torno de R$ 10 milhões.
A Confboi é a empresa responsável pela organização dos leilões, e desde 1996 desenvolve esse trabalho. Segundo Ailton Santos, diretor comercial, a estimativa é de que este ano os negócios concretizados superem a expectativa.
“Nós já vendemos 5.600 animais, o que gira entorno de R$7,5 milhões negociados. O resultado já é muito satisfatório e acreditamos ainda num crescimento de 20% neste ano”, relata.
Apesar da crise hídrica e financeira que acomete o país, os números são extremamente positivos. De acordo com o pecuarista Arthur Souto, a agropecuária alavanca a economia brasileira.
“Esse é um bom momento, uma boa oportunidade para fazer negócio. Hoje não está difícil fazer negócios, já que a procura por gado está muito grande. Felizmente estamos no topo de toda a parte comercial do Brasil”, observa.
A explicação para tamanho sucesso em meio ao cenário negativo pode estar no tratamento que é dado aos animais. Ailton Santos reforça que os cuidados com o rebanho é fundamental para se manter distante da crise.
“A explicação é a pujança do norte-mineiro em acreditar nos negócios. Os animais ficam guardados para estes eventos por isso a qualidade e quantidade é tão satisfatória, além disso, tem o fator do melhoramento genético, que é generalizado a nível Brasil”, comenta.
O diretor de leilões, Avelino Murta, afirma que além de fomentar a economia, o fato dos animais permanecerem no Norte de Minas o deixa mais seguro.
“Todos os animais comercializados até agora continuarão em nossa região. Isso é muito bom, pois nos tranquiliza na questão da repovoação do rebanho. No Norte de Minas ainda tem muito gado, é uma grande praça”, afirma.
Até o momento já foram realizados quatro leilões. Nesta terça (07), acontece o 9º Leilão de Touros dos Criadores Nelore do Norte de Minas, a partir das 19h.
Confira a agenda completa:
08/07 – Leilão Confboi e Convidados, às 19h.
09/07 – 47º Leilão Noite do Nelore Colonial, às 19h.
10/07 – Leilão Corte Especial, às 19h.
11/07 – 22º Leilão Girolando do Norte de Minas, às 13h.
11/07 – X Leilão Norte da Marcha Mangalarga Marchador, às 19h.
Leilões atraem grande público na Expomontes (Foto: Thales Fernando / Inter TV)
(Fonte: Inter TV Grande Minas / G1)