Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em roubo de cargas na BR-381

0

Durante a operação denominada “Alibabá”, policiais civis da Delegacia Especializada em Repressão ao Furto, Roubo e Desvio de Cargas, da Divisão de Operações Especiais (Deoesp), conseguiram desarticular uma quadrilha que vinha agindo de forma violenta, com armamento pesado, sobretudo na BR 381.

A investigação teve início em fevereiro deste ano, quando a quadrilha, na tentativa de roubar um caminhão com carga de eletrônicos, não obteve êxito, mas conseguiu roubar as armas, ao render a escolta que acompanhava o caminhão. Neste roubo, foram subtraídas, mediante violência, uma escopeta calibre 12, uma pistola 380, um revólver 38 e dois coletes balísticos.

Durante as investigações, foram identificadas várias ações criminosas do grupo, ocorridas na BR 381, entre os municípios de São Joaquim de Bicas e Itatiaiuçu. Os suspeitos abordavam veículos de transporte, quase sempre de equipamentos eletrônicos, usando, para isso, armamento pesado, com o objetivo de roubar a carga e as armas da escolta. Outra ação do grupo ocorreu no dia 6 de maio, quando foram roubados também coletes balísticos e armas da escolta de uma carga de videogames, que era transportada em um contêiner.

Rodolfo Augusto Coutinho Silva, 25 anos, e Guilherme Henrique Teixeira Coelho, também de 25, foram presos no dia 29 de abril, após trocarem tiros com uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, também na BR 381, município de Oliveira. Com eles, estava um veículo roubado e um aparelho bloqueador de sinais, usado por quadrilhas especializadas nesta modalidade criminosa, com o intuito de anular rastreadores e iscas inseridas nas cargas.

No dia 18 de junho, os policiais conseguiram prender em flagrante Douglas Leonardo Froes, 24 anos, e Herick Santos Araújo, de 19, por roubo majorado e adulteração de sinais identificadores de veículo automotor, e Giácomo Montanari Filho, 28, por formação de quadrilha e receptação qualificada.

Durante a operação, a polícia recuperou parte dos produtos eletrônicos roubados, um veículo Fiat/Fiorino roubado e com sinal de identificação adulterado e um aparelho bloqueador de sinais. O delegado Hugo Arruda, que coordenou as ações policiais, acredita ter desarticulado uma importante quadrilha, pois o grupo ameaçava a segurança dos profissionais da área de transporte de cargas que, mesmo sendo escoltados, sofriam com a violência. “Além dos roubos em si, o grupo agia com muita violência, usando inclusive fuzil para amedrontar os motoristas e os profissionais que faziam a escolta”, destacou.

Material apreendido durante a operação – Foto: Divulgação / PCMG

Material apreendido durante a operação – Foto: Divulgação / PCMG

Material apreendido durante a operação – Foto: Divulgação / PCMG

(Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui