Socorristas do Samu realizam blitz educativa em Berizal e São João do Paraíso

0

A ação tem como objetivo orientar os foliões na prevenção de acidentes e dar dicas para aproveitar a festas com segurança e tranquilidade.

O Norte de Minas é só alegria com a realização das Festas Juninas. Mas as saborosas bebidas típicas dessas festas são uma tentação e podem se tornar um problema para quem que vai pegar a estrada. Para orientar os foliões na prevenção de acidentes e dar dicas para aproveitar a festa com segurança e tranquilidade, socorristas do Samu da base de Berizal e de São João do Paraíso realizam, nesta de semana, uma blitz educativa alertando principalmente sobre os riscos da associação álcool e direção.

O trabalho educativo começou no final de semana, em Berizal, com uma entrevista na rádio da cidade, com os socorristas dando dicas à população sobre a utilização do serviço. Em seguida, os socorristas, em parceria com a Polícia Militar, foram para a entrada da cidade onde orientaram motoristas e pedestres sobre os cuidados nas estradas para evitar acidentes, o risco do consumo excessivo de álcool e de dirigir alcoolizado, e dicas para participar da folia em locais de grande concentração de público de forma segura.

O trabalho educativo continua nesta segunda-feira na cidade de São João do Paraíso, onde as festas juninas mobilizam a população de cidade e região.

A ação é uma iniciativa voluntária e solidária dos socorristas das bases descentralizadas do Samu. “Mas o objetivo só poderá ser alcançado se cada um fizer sua parte, não expondo a própria vida e a vida de outras pessoas a riscos desnecessários”, adverte a técnica em Enfermagem Cleudia Inácio de Souza, da base do Samu de Berizal.

Durante a ação, os socorristas orientam sobre o autocuidado e alertam quanto às medidas protetivas, como o uso do cinto de segurança, e também chamam a atenção para os danos físicos, psicológicos e materiais causados às vítimas de acidentes, que têm sido uma dos principais motivos de acionamento do serviço, respondendo por mais de 60% dos atendimentos por causa externa realizados na região, especialmente nos feriados prolongados e em época de festas tradicionais que mobilizam a população da região, como é o caso das festas juninas.

Também são distribuídos folders com orientações para um trânsito seguro, as situações em que o Samu deve ser acionado e os riscos e prejuízos causados pelas ligações de brincadeira (trotes), e distribuição de preservativos masculinos. (Jerúsia Arruda)

Socorristas realizam blitz educativa em Berizal e São João do Paraíso – Foto: Divulgação

Socorristas realizam blitz educativa em Berizal e São João do Paraíso – Foto: Divulgação

Socorristas realizam blitz educativa em Berizal e São João do Paraíso – Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui