Cadela Dálmata dá à luz a ninhada com 16 filhotes no Sul de Minas

0

Cadela Céu deu à luz a 16 filhotes. De acordo com veterinária, esta raça, normalmente, tem entre oito e dez filhotes por gestação.

“Estamos começando a ser conhecidos pela cidade dos Dálmatas”, brinca a veterinária Fabiana Pinna, que acompanhou, por duas vezes o nascimento do que ela chama de as maiores ninhadas já registradas no Estado. A cadela Céu deu à luz a 16 filhotes, em Três Corações, no Sul de Minas, em meados do mês de maio. O recorde anterior, foi registrado na mesma cidade no ano passado. Uma outra cadela teve 15 filhotes.

“A maior ninhada conhecida da raça Dálmatas foi em 2011, no Reino Unido. Uma cadela deu à luz a 18 filhotes”, conta a veterinária. De acordo com ela, não há nenhum fator que explique o fato desta grande quantidade de nascimentos, de uma única gestação, a não ser o fator genético.

O caso de Céu, que cruzou com o seu irmão Thor, ainda é mais curioso, devido a consanguinidade. E este pode ser o motivo da morte de um dos filhotes, que viveu apenas duas semanas. “Ele (filhotinho) apresentou problemas cardíacos”, contou Fabiana.

Para o dono dos cães, o mecânico Rafael Guilarducci, 22, foi uma grande surpresa nascerem tantos cachorrinhos de uma só vez. “Ela começou a dar cria às 5 horas da manhã e eu fui trabalhar. No fim da tarde, a minha mãe me ligou e disse que estavam nascendo mais ainda. Foram 11 horas de trabalho de parto no total”, lembrou de forma divertida. Céu teve parto normal.

O mecânico que, além de Céu e Thor, também tem a mãe deles, já tem encontrado donos para os filhotinhos. Das nove fêmeas e os seis machos, cinco já têm novos lares. Eles devem se mudar quando tiverem 45 dias de vida. Dois deles morarão em Belo Horizonte.

O interesse pelos Dálmatas está tão grande que até moradores de outro Estado procuraram Guilarducci. “Teve até uma mulher de Maceió que entrou em contato comigo pelo Facebook”, disse.

Céu e os filhotinhos foram avaliados pela veterinária e estão todos bem.

Fotos

(Fonte: Jornal O Tempo / Fotos: Arquivo do proprietário)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui