Caso surpreendeu até mesmo os donos do animal. Especialista afirma que gestação natural em muares não passa de 2%.
Uma mula de quatro anos se tornou atração em uma fazenda do município de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. A mula ficou prenha por cruzamento natural e pariu um filhote saudável.
Segundo o coordenador regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Marco Túlio Pelaquim, o fato é incomum e a gestação entre os muares sem a transferência de embriões gira em torno de 1 a 2%.
Para o dono do animal, Jessé Mário da Cruz, apenas as estatísticas e o fato raro já eram suficientes para deixar o fato especial, mas o longo período de seca vivido no Vale do Jequitinhonha reforça ainda mais o carinho pela mula Nefrite, como ela foi batizada. “Sem pasto e sem água na região estes animais não tem mais comércio. Chegamos a tentar vender esta mula, mas não encontramos comprador interessado”, afirma.
Inicialmente, conta Jessé, que os 12 animais da propriedade foram “abandonados a própria sorte” em uma área onde ainda se encontrava um pouco de água, mas os cuidados com a mula foram intensificados após o crescimento da barriga.
“Ao ver a mula com a barriga grande pensei que estivesse com vermes. Mas um dia meu pai me avisou que ela tinha dado a luz a um filhote muito saudável que nem se parece com cavalo nem com muar. Toda a cidade esta incrédula com o acontecimento. O animal foi levado para a exposição de Pedra Azul e causou grande repercussão”, afirma.
Agora, a expectativa de Jessé Mário é que o caso se repita em sua propriedade. “Ela cruzou novamente com o mesmo cavalo e a barriga já está crescendo. Pelos meus cálculos está com cinco meses de gestação”.
Mula gera filhote e vira atração em fazenda de Pedra Azul – Foto: Reprodução
(Fonte: Inter TV dos Vales / G1)
O que me espantou nessa reportagem não é o fato da gestação da mula, haja visto que existe a probabilidade já relatada pelo colega do IMA, e sim o relato do proprietário de que “largou a própria sorte uma duzia de animais”, o quer dizer que só se interessa se o animal tiver valor comercial!!!!!