Ação é preventiva e busca reduzir as interrupções no fornecimento de energia para os clientes da região
A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig completa nesta semana a última etapa das inspeções aéreas preventivas nas principais linhas de transmissão que atendem o leste do estado, com o objetivo de garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento de energia elétrica aos clientes da região, reduzindo ocorrências no sistema. A iniciativa teve início no último dia 8 e vai terminar nesta sexta-feira (19/06).
A Concessionária vistoriou dois mil quilômetros de linhas de transmissão, que operam na faixa de tensão entre 34,5 e 161 kV. De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Luiz Fernando Rolla, essas linhas são responsáveis pelo transporte da energia elétrica em alta tensão, interligando as usinas a subestações, geralmente localizadas próximo aos centros consumidores.
A operação envolveu, também, subestações da Concessionária localizadas em mais de 30 municípios da região, entre eles Governador Valadares, Ipatinga, Teófilo Otoni, Caratinga, Capelinha, João Monlevade, Itabira, Guanhães e Almenara.
Ainda de acordo Rolla, as inspeções foram feitas com a utilização de um helicóptero, que percorreu toda extensão das linhas de transmissão, desde as usinas até as subestações, utilizando o Gimbal, equipamento de última geração que fornece imagens termográficas em tempo real. “Os dados captados permitem visualizar as condições das linhas de transmissão e detectar possíveis pontos frágeis que, em seguida, serão realizadas as manutenções preventivas necessárias”, explicou o diretor.
Com essa ação a Cemig vai programar manutenções preventivas para os pontos identificados e reduzir o risco de interrupções acidentais no fornecimento de energia.
Equipes da Cemig sobrevoam as linhas de transmissão durante as inspeções – Foto: Divulgação