Igrejas católicas são atacadas por pichadores em Itabira

1

Atos de vandalismo aconteceram no dia da comemoração dos 50 anos da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano.

Pelo menos quatro igrejas foram pichadas entre a madrugada e a manhã deste domingo (14/06) em Itabira, na região Central do Estado. Os atos de vandalismo foram registrados no dia em que são celebrados os 50 anos da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano.

Conforme as informações do Boletim de Ocorrência confeccionado pela Polícia Militar (PM), a corporação foi acionada por volta das 7h pelo padre Márcio Soares, de 38 anos, pároco o responsável pela Catedral Nossa Senhora do Rosário, localizada na praça Monsenhor Felicíssimo, no Centro do município.

Ainda segundo a PM, ele contou que abriu a igreja juntamente com sua ajudante por volta das 6h deste domingo, sendo que as paredes da parte interna estavam intactas. A porta principal do santuário ficou aberta e o pároco foi para outras dependências para iniciar a preparação para a missa, que começaria dentro de pouco tempo.

Assim que retornou para a parte principal da igreja, padre Márcio Soares percebeu que a parede do altar estava pichada com o dizeres “idolatria”, “a ira de Deus” e “arrer pede”. Os escritos em letras garrafais foram feitos com spray preto.

Segundo uma moradora da mesma praça onde fica a catedral, que preferiu não ser identificada, o assunto está correndo a cidade. “Fiquei sabendo sim das pichações e acho uma grande falta de respeito. Sou frequentadora da igreja e fiquei bem chateada”, lamentou.

Uma funcionária de um comércio próximo à outra igreja pichada disse que o ocorrido é uma falta de respeito. “Eu sou evangélica, toda a minha família é. Ainda assim acho que isso é um desrespeito muito grande com a religião dos outros. Absurdo acontecer uma coisa destas”, opinou.

A perícia foi acionada e fará os levantamentos necessários no local. A catedral conta com sistema de câmeras de segurança, sendo que as imagens deverão ser usadas, ainda de acordo com a PM, para tentar identificar os autores.

Pelo menos 4 igrejas foram pichadas – Foto: Reprodução / Defato

Outras igrejas

Ainda houve outros registros de atos de vandalismo com letra e tinta parecidas com as usadas na catedral. Moradores da cidade notaram que a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, também no Centro de Itabira, amanheceu com uma pichação escrita “cuidado idolatria” na parte externa.

O Santuário São Geraldo Magela, localizado no bairro Major Lage de Baixo, também teve o muro do lado externo pichado. Na igreja, a população se assustou com a pichação escrita “Deus falso” com uma seta apontando para o santuário.

Há informações também de que a a Paróquia Santo Antônio, no bairro Gabiroba, e a imagem de Nossa Senhora Aparecida localizada na entrada do bairro Juca Rosa também teria sido alvo do mesmo vândalo. Porém, a PM não chegou a fazer registro dos últimos casos.

Pelo menos 4 igrejas foram pichadas – Foto: Reprodução / Defato

Pelo menos 4 igrejas foram pichadas – Foto: Reprodução / Defato

Pelo menos 4 igrejas foram pichadas – Foto: Reprodução / Defato

Pelo menos 4 igrejas foram pichadas – Foto: Reprodução / Defato

Pelo menos 4 igrejas foram pichadas – Foto: Reprodução / Defato

(Fonte: Jornal O Tempo)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui