Museu inaugurado em Diamantina é o único do gênero no Brasil

1

Espaço conta com impressora do século 19 restaurada e em funcionamento.

Uma grande máquina impressora do século 19, que entre 1906 e 1990, imprimiu o jornal Pão de Santo Antônio, voltou a funcionar ontem (13/06), restaurada, na sede da publicação, em Diamantina. A operação da impressora fazia parte da programação de abertura do Museu Tipografia Pão de Santo Antônio. Trata-se do projeto de um museu vivo, onde se pode ver, em funcionamento, uma gráfica antiga, além de equipamentos gráficos e publicações que contam a história da impressão e também a daqueles que trabalharam no ofício da tipografia.

As antigas formas de impressão, como aponta Ana Utsch, coordenadora do projeto do museu, ainda estão na memória dos mais velhos, mas são praticamente desconhecidas dos mais jovens. A tipografia, recorda a professora, é um desdobramento direto da impressão com tipos móveis, invento atribuído a Johannes Gutemberg (1398-1468). Foi com este processo que, do século 15 ao início do século 20 fez-se uma revolução nos modos de produção e difusão da palavra escrita, democratizando o acesso a todo tipo de informação e conhecimento.

“O impresso é tão banal no nosso cotidiano que pouco paramos para pensar que ele tem uma história”, observa Ana Utsch. “Com o museu, os processos gráficos, a memória e o saber dos profissionais que aturam na tipografia, o impacto do impresso sobre a cultura vão poder ser conhecidos e reconhecidos como bens culturais, patrimônio imaterial e material.” A nova instituição tem uma causa: quer que a expressão patrimônio gráfico entre no vocabulário como forma de afirmar a necessidade de atenção, pesquisa e apoio à cultura do impresso.

“Museus são locais que afirmam o estatuto cultural de certos objetos e da presença humana que eles evocam, dando a esses aspectos outra dimensão”, argumenta, lembrando que museu não é só de arte.

O novo museu em Diamantina conta com a história da gráfica onde se imprimia o jornal ‘Pão de Santo Antônio’ – Foto: Daniel Mansur / Memória do Pão de Santo Antonio

Museu Tipografia Pão de Santo Antônio

Funcionamento: De quarta-feira a domingo, de 10h a 13h – de 14h a 18h
Endereço: Praça Professor José Augusto Neves, 171, Bairro Rio Grande – Diamantina – MG
Telefone: (38) 3531 3861
Site: www.museutipografia.com.br

(Fonte: Divirta-se / UAI)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui