Início Minas Gerais Morre aos 68 anos o escritor e músico mineiro Fernando Brant

Morre aos 68 anos o escritor e músico mineiro Fernando Brant

2

Morreu na noite desta sexta-feira (12), aos 68 anos, no Hospital das Clínicas, o jornalista e músico mineiro Fernando Brant. Ele faleceu durante um transplante de fígado.

Fernando Rocha Brant nasceu em Caldas (MG), em 9 de outubro de 1946. Filho de pais mineiros, aos cinco anos mudou-se para Diamantina e, aos 10, foi para Belo Horizonte onde passou o resto de sua infância e adolescência.

Seu envolvimento com música e literatura aumentou quando cursava a faculdade de Direito. Nessa época, conseguiu seu primeiro emprego, como escrivão do Juizado de Menores.

No início dos anos 60, conheceu o amigo Milton Nascimento. Em 1967, Milton conseguiu convencer o então hesitante Brant a escrever sua primeira letra. Era “Travessia”, composição que, no mesmo ano, ganhou o segundo lugar no II Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro, funcionando como o estopim da carreira de sucesso de Milton. Em 1969, conseguiu trabalho como jornalista na revista “O Cruzeiro”.

Nesse mesmo ano, em Belo Horizonte, Brant e os amigos começaram a articular o projeto que se tornaria o Clube da Esquina. A parceria com Milton, Lô Borges, Tavinho Moura e outros membros do Clube mostrou-se muito produtiva, gerando mais de 200 canções, entre as quais há clássicos como “San Vicente”, “Saudade dos Aviões da Panair (Conversando no Bar)”, “Ponta de Areia”, “Maria, Maria”, “Para Lennon e McCartney”, “Canção da América” e “Nos Bailes da Vida”, entre muitas outras.
Fernando Brant gravou um depoimento para o Museu do Clube da esquina contando sobre seu envolvimento com o grupo:

(Fonte: Jornal O Tempo)

2 COMENTÁRIOS

  1. Haydée, Francis - fãs
    Que pesar! É fortalecidos seguiremos nossa jornada, conscientes de que Jesus prossegue a nos guiar e a nos mostrar que a morte significa chegar ao fim e a descobrir que o fim, em verdade é apenas um novo começo... Segue o caminho da eternidade com a paz. Ficaremos com saudade! Saudade tem rosto, nome e sobrenome. Saudade temcheiro, tem gosto. Saudade é a vontade que não passa. É a aus~encia que incomoda. Saudade é a prova de que tudo valeu a pena. Acredito na Ressurreição; acredito que voltarás cantando: "_ Nada será como antes... ... eu já estou com o pé nessa estrada qualquer dia a gente se vê."... Vai com Deus. Jesus Cristo o abrace com as nossas preces. Muito obrigado, pelas canções , que em serenata, lembraremos de você para sempre. ¨¨ Diamantina e o Vale do Jequitinhonha, com amor.
  2. Iza Solimões- LAVRAS- MG
    Sentimentos à familia, amigos, à Cultura brasileira, pelo seu falecimento Fernando Brant! As cidades do Sul de Minas Gerais, bem como: LAVRAS, TRES PONTAS, UBÁ, POUSO ALEGRE... em comunhão nas preces, as nossas condolencias. Como é bom saber que todos, nesta saudade, estamos diante de Deus. Ficaremos aqui, " da janela lateral do quarto de dormir, vendo uma Igreja um sinal de glória"... Eternamente gratos. Amigos para sempre. Sul de Minas Gerais. Fãs, admiradores. Paz!