WhatsApp é o principal meio de comunicação de 75% dos casais brasileiros

0

O WhatsApp é o principal meio de comunicação de 75% dos casais brasileiros, segundo um levantamento feito pela empresa de proteção de smartphones Pitzi. O Facebook foi citado por apenas 9% dos entrevistados. O índice do uso do SMS é ainda menor e corresponde a apenas 6%. Os demais 10% apontaram a utilização de outras ferramentas como canal de contato com respectivos parceiros.

A pesquisa consultou mais de 1.000 pessoas de dez Estados brasileiros –CE, ES, GO, MG, MT, MS, PE, PR, RS, SC, SP, TO–, além do Distrito Federal, para identificar atuação da tecnologia no contexto amoroso dos brasileiros. “A forma como o celular contribui para a busca do amor ou mesmo para a manutenção desse sentimento”, disse Daniel Hatkoff, responsável pelo levantamento.

Ainda que soubesse da popularidade do WhatsApp entre os brasileiros, Hatkoff disse ter se surpreendido com a proporção do uso do aplicativo entre os casais. “Nos Estados Unidos, por exemplo, o app não é tão comum assim em nenhum contexto, muito menos nos relacionado ao coração”, comparou ele, que também citou a intensidade desse uso no Brasil.

De acordo com a pesquisa, mais da metade das mulheres comprometidas disse perder as contas de quantas vezes conversam por dia com seus respectivos pelo app. Entre os homens esse índice é de apenas 32%. A maioria deles afirma que a comunicação é feita de 2 a 3 vezes por dia.

WhatsApp é o principal meio de comunicação de 75% dos casais brasileiros – Foto: Divulgação

Uso de apps de relacionamento lidera entre solteiros

Entre os solteiros, lideram os aplicativos de namoro. A pesquisa da Pitzi aponta que 48% dos entrevistados recorreriam a essa ferramenta para tentar encontrar um parceiro, contra 34% que diz pretender conhecer a alma gêmea no mundo real. Outros 18% afirmaram não usar esses apps de jeito nenhum por julgá-los perigosos.

A aceitação desse recurso não é tão boa entre os comprometidos. Se estivessem solteiros, apenas 39% deles usariam um app de namoro. Outros 44% optaram pela alternativa “Affe, não” e 17% disseram que “nem a pau!”. A maioria (67%) também afirmou jamais recorrer a esse tipo de ferramenta enquanto estiver em um relacionamento sério. Em contrapartida, 14% acharam a pergunta muito difícil e 5% disseram que usariam mesmo assim.

Caso pegassem o parceiro no flagra usando um app de namoro, 39% terminariam o relacionamento e 16% quebrariam o celular do amado. Por outro lado, 30% não se importariam. A vingança foi cogitada por 15% dos comprometidos entrevistados.

Outro dado que também chamou a atenção na pesquisa é que 42% dos casais compartilham suas senhas. “Há dois possíveis motivos: compartilhamento de serviços, como é o caso do Netflix; e para provar que não esconde nada do parceiro/a”, acredita Hatkoff, que diz que a decisão pode se tornar arriscada a partir de um possível rompimento ou desentendimento. (UOL)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui