Gasmig apresenta tecnologia de ponta para veículos movidos a gás natural

0

Companhia mostrará o sistema de injeção eletrônica de gás, mais econômico e menos poluente, na 3ª Feira da Indústria e Comércio de Barbacena

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) estará presente na 3ª Feira da Indústria e Comércio de Barbacena, entre os dias 20 e 23 de maio, apresentando o que há de mais moderno em tecnologia para conversão de carros para o gás natural veicular (GNV), o kit de 5ª geração (injeção eletrônica de gás).

Atualmente, os usuários de GNV alcançam uma economia de até 60% com o combustível, se comparado àqueles que utilizam a gasolina. Além disso, os kits de 5ª geração proporcionam uma redução de, aproximadamente, 20% na emissão de CO2.

Quem visitar a feira terá a oportunidade de conhecer mais sobre o energético, suas vantagens e curiosidades. Técnicos da Gasmig estarão em um estande, com um carro movido a GNV, fazendo testes, simulações de economia para usuários de diferentes tipos de veículos e esclarecendo quaisquer dúvidas.

De acordo com o coordenador de GNV da Companhia, Welder Souza, o kit de 5ª geração chegou ao mercado para revolucionar o uso do gás natural nos carros. “Além de gerar uma economia considerável nos gastos com combustível, que, agora, por exemplo, chega a até 60%, o GNV é menos poluente e, ainda, garante um bom desempenho para quem dirige, o que é o grande diferencial da injeção eletrônica de gás.”

Para o diretor comercial da Gasmig, Sérgio da Luz, os moradores de Barbacena e região têm tudo para contribuir para a disseminação do uso de um combustível menos poluente. “Barbacena conta com dois postos de GNV, outras cidades do Estado, algumas até maiores do que esta, não têm a mesma facilidade. Aqui, os motoristas que optam pelo energético podem contribuir para a melhoria da qualidade do ar que respiram”, enfatiza. A diretora administrativa da Companhia, Ana Paula Lycurgo Leite, também visitará a feira.

Dicas para o uso do GNV

Conversão – Quem migra da gasolina para o GNV deve tomar alguns cuidados. É importante ter atenção e realizar a instalação do kit GNV, somente em oficinas credenciadas, verificando se o estabelecimento é homologado junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). As oficinas credenciadas podem ser consultadas no endereço eletrônico http://www.inmetro.gov.br/infotec/oficinas/lista_oficinas.asp

Inspeção – Após instalar o Kit GNV em uma das oficinas homologadas, o veículo deve ser levado a um Organismo de Inspeção Acreditadopelo Inmetro (OIA) para a vistoria. Nesse momento, é importante levar a nota fiscal original dos serviços e das peças utilizadas na conversão. O documento a ser obtido no OIA é o Certificado de Segurança Veicular (CSV), atestando que foram adotados todos os critérios do Inmetro e da Norma 11353 da ABNT, que estabelece os padrões de qualidade das conversões. Os OIAs podem ser consultados no endereço eletrônicohttp:// www.inmetro.gov.br/organismos/resultado_consulta.asp

Teste dos cilindros de GNV – A cada cinco anos é necessário realizar o teste do cilindro. Atualmente os cilindros autorizados são os de cor amarela. Atenção! Aqueles usuários, que ainda estão com os cilindros da cor rosa devem providenciar imediatamente os testes, pois estão sujeitos à multa e retenção do veículo. Para realizar o procedimento, os usuários também devem procurar um das oficinas convertedoras homologadas pelo Inmetro.

Regularização do Veículo – Também é preciso realizar uma alteração da documentação do veículo, onde deverá constar no campo “Observação”, do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), o número do Certificado de Segurança Veicular (CSV). Os OIAs também fornecem um selo para os veículos convertidos, cujo porte é obrigatório, juntamente com o CRLV.

Segurança – Como as medidas de segurança nunca são demais, ao abastecer, é necessário sair do veículo. Mas é importante destacar que esta medida não é valida somente para o GNV. Então, fica a dica: independentemente do combustível a ser abastecido, alguns procedimentos de segurança devem ser adotados, tais como: desligar o veículo, não utilizar aparelhos celulares, não fumar ou acender chama e no caso dos motociclistas, descer da motocicleta. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui