Sedinor libera 94 obras de abastecimento de água no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha

0

Instalação de sistemas de abastecimento de água em dezenas de comunidades rurais e a retomada do programa Leite pela Vida nos municípios estão entre as ações

Ao cumprir mais uma agenda “Sedinor Pé na Estrada”, nos dias 16 e 17 de maio, o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração Norte e Nordeste, Paulo Guedes, anunciou as diretrizes da nova gestão: “Ouvir para governar e acelerar as ações que visam transformar a realidade social dos municípios do Norte e Nordeste de Minas Gerais”. Nos encontros, em Salinas e Araçuaí, foram dadas ordens de serviço para a instalação de sistemas de abastecimento de água em dezenas de comunidades rurais e anunciada a retomada do programa Leite pela Vida nos municípios que estavam desabastecidos.

Encontro do programa “Sedinor Pé na Estrada”, realizado nos dias 16 e 17 de maio, nas cidades de Salinas e Araçuaí – Foto: Divulgação / Sedinor de Minas Gerais / Agência Minas

Acompanhado do diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, e da secretária-adjunta, Juliana Pacheco, ele se reuniu com prefeitos, vereadores, presidentes de associações comunitárias e de diversas outras entidades dos municípios do entorno de Salinas e Taiobeiras, no Norte de Minas e de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

Na sexta-feira (15/5), o encontro no município de Salinas reuniu cerca de 350 lideranças de 17 cidades da região. No sábado (16/5), a equipe seguiu para Araçuaí, onde houve reuniões com prefeitos e com 300 lideranças de toda a área de abrangência da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Jequitinhonha (Ameje). No mesmo dia, cerca de 200 lideranças da região de Taiobeiras também receberam a comitiva.

Além de debater os principais programas e ações executados pelo Sistema Sedinor/Idene, o secretário Paulo Guedes anunciou o início das obras de instalação de 94 sistemas simplificados de abastecimento de água para contemplar comunidades rurais de 36 municípios do semiárido. O investimento no valor de R$ 10,2 milhões é parte de um convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional que prevê a instalação de 516 sistemas por meio do programa Água para Todos e terá um investimento total de R$ 83,6 milhões.

Em Salinas, foram assinadas ordens de serviço para os municípios de Curral de Dentro (comunidades de Itaberaba de Baixo, Água Branca e Associação dos Moradores do Gentil); Santa Cruz de Salinas (Traçadal e Brasamundo); e Salinas (comunidades de Jacurutu, Capiravas, Patricinho e Alto da Matrona). O coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Gustavo Xavier, que também participou do encontro, autorizou a liberação de 50 mil metros de tubos para atendimento às comunidades que precisam fazer novas ligações de água.

Em Araçuaí, o secretário Paulo Guedes liberou a instalação de sistemas de abastecimento nos municípios de Cachoeira do Pajeú (comunidades de Fazenda Barbado, Lajedo de Dentro e Fazenda Aliança); Coronel Murta (Pachecos, Pedra Vista, Boa Vista Palmeiras e Mutuca de Cima); Virgem da Lapa (Vargem Grande, União do Rosário, Gravatá de Cima e Massacará); Medina (Roça do Mato); e Araçuaí (Mandinga, Lajinha, São João do Setubal, Palmital Gangorrinha e Aguada Nova). Em Taiobeiras, foram contempladas as comunidades de Pé da Ladeira e Lajedo.

Leite pela Vida

Outra reivindicação na pauta do encontro foi a retomada do programa Leite pela Vida nos municípios que estão desabastecidos. O programa beneficia crianças carentes entre 2 e 7 anos de idade, nutrizes, gestantes e idosos. Em janeiro de 2015, eram distribuídos na área de abrangência da Sedinor 75 mil litros de leite, por dia. Hoje, esse número aproxima dos 100 mil litros/dia, mas a meta do secretário Paulo Guedes é chegar a 150 mil beneficiários.

Guedes informou que o programa Leite pela Vida já está sendo restabelecido em vários municípios. Segundo ele, só na microrregião de Salinas, esta retomada significa mais 5.600 litros de leite distribuídos gratuitamente, todos os dias. Os municípios incluídos nesta nova etapa são: Santa Cruz de Salinas, Fruta de Leite, Indaiabira, Montezuma, Ninheira, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Taiobeiras e Vargem Grande.

Segundo levantamento do Idene, 13 dos 18 municípios que compõem a região do Baixo Jequitinhonha estavam sem receber o leite. A partir de agora, a população carente de Monte Formoso, Pedra Azul, Mata Verde, Divisópolis, Jordânia, Bandeira, Jacinto, Salto da Divisa, Santo Antônio, Santa Maria, Rubim, Palmópolis e Cachoeira do Pajeú voltarão a participar do programa. No Médio Jequitinhonha, as três cidades que estavam desabastecidas (Comercinho, Padre Paraíso e Caraí) também retornarão ao Leite pela Vida. Juntos, esses municípios somarão mais de 10 mil litros de leite distribuídos, por dia.

Água para Todos

O secretário Paulo Guedes também falou de outras ações do Sistema Sedinor/Idene. Dentro do programa Água para Todos, destacou a implantação das cisternas de placas e de polietileno, os barreiros e as pequenas barragens, todos em parceria com o governo federal. Disse que a Secretaria vai retomar o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), o Brasil Alfabetizado (que em breve terá nova licitação) e o Artesanato em Movimento entre outros.

Aos novos gerentes regionais, empossados durante os eventos – Milton Reis (Salinas), e Averaldo Moreira, conhecido como Dim (Jequitinhonha) – o secretário Paulo Guedes pediu o empenho para um acompanhamento efetivo de todas as ações nos municípios. Ele também pediu o apoio dos prefeitos e presidentes de entidades ligadas ao setor para ajudar a Secretaria na identificação dos problemas que precisam ser resolvidos com maior urgência, em cada região.

“Quando conhecemos os problemas de perto, quando dialogamos com a população, é possível trazer as soluções mais rapidamente e atingir aquilo que realmente é prioridade. Essa aproximação com as comunidades possibilita isso, enxergar a região com o olhar do povo, é isso que estamos buscando”, declarou Guedes. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui