Concurso histórico-literário vai premiar estudantes com viagem à Amazônia

0

Alunos do ensino médio dos países que compõem o Mercosul têm até o dia 10 de julho para se inscrever na iniciativa promovida pelo Ministério da Educação

Estudantes do ensino médio interessados em conhecer de perto todas as belezas da Amazônia podem se inscrever para participar do “Concurso Histórico-literário Caminhos do Mercosul 2015”. A iniciativa tem como prêmio uma viagem para conhecer as belezas do maior bioma brasileiro e reserva de diversidade biológica mundial. A edição deste ano do concurso traz como tema “Brasil – Floresta Amazônica Patrimônio da Humanidade”. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho, no site da iniciativa (portal.mec.gov.br).

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Setor Educacional do Mercosul (SEM) e apoio da Secretaria de Estado da Educação do Amazonas, o concurso é destinado a estudantes do ensino médio de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que deverão apresentar os trabalhos em forma de investigação histórica, monografia, ensaio ou texto literário.

A escolha do tema se deve à riqueza de recursos da floresta e seu papel no equilíbrio ambiental do planeta, além da diversidade cultural representada pelo conjunto de povos indígenas e de outras culturas (seringueiros, castanheiros, ribeirinhos, etc.). Assim, foram definidos como subtemas a educação, o ciclo da água, a história dos povos tradicionais e o extrativismo no desenvolvimento econômico.

Para participar, o estudante deve optar por um desses subtemas e enviar o trabalho e documentos pessoais ao MEC, junto a um formulário especial, encontrado na página Caminhos do Mercosul, onde também estão endereço de correspondência e normas de participação. De cada país, serão selecionados seis textos, cujos autores receberão uma viagem ao estado do Amazonas, com estada de uma semana e todas as despesas pagas pelo anfitrião, incluindo atividades acadêmicas, recreativas e culturais. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui