Em reunião no gabinete do Prefeito Reinaldo César de Lima Guimarães, realizada na manhã de hoje (05/05), o comando regional da Polícia Militar de Minas Gerais informou que a partir desta quarta-feira (06) Conceição do Mato Dentro passará a receber um reforço semanal praticado pelo revezamento do tático móvel e da companhia de recobrimento. Isso significa um aumento significativo na cobertura policial e nos trabalhos de prevenção. Crimes recentes alarmaram não só os cidadãos, mas também chamaram a atenção da PM enquanto instituição de ação preventiva.
O Coronel Alves, comandante da 3ª Região, explica que essa é uma medida que dará mais comodidade e suporte à comunidade enquanto não há aumento do efetivo fixo. Ele confirmou as informações preliminares repassadas a Reinaldinho em reuniões anteriores com autoridades estaduais de que, atualmente, a PMMG está estruturando suas equipes para, em 2016, recompor o efetivo de Conceição e da região. No entanto, a realidade do município está sendo repensada e novas estratégias estão sendo estudadas para aplicação imediata, em médio e em longo prazo.
“Sabemos que essas operações especiais são paliativas, mas acredito que, diante das dificuldades que temos enfrentado, é a melhor forma de coibirmos essa onda de criminalidade. É com certeza resultado da união dos governos, das polícias e da sociedade”, declarou o prefeito.
Reunião realizada na manhã desta terça-feira – Foto: Divulgação/PMCMD
Estiveram presentes na reunião ainda o Tenente Coronel Carvalhaes, comandante do 35º Batalhão; Capitão Fernandes, comandante da 150ª Companhia; Tenente Rogério, comandante do 5º Pelotão; e Sargento Clesley, subcomandante do 5º Pelotão. Também participaram membros do CONSEP – Conselho Municipal de Segurança Pública.
Monitoramento
Ao se manifestar com satisfação diante da novidade, o prefeito Reinaldinho agradeceu o esforço da Polícia Militar e reiterou a parceria da Prefeitura, lembrando que “o Projeto Olho Vivo é uma medida tomada por nós para contribuir com a segurança pública, auxiliando o trabalho das Polícias, tanto a Militar quanto a Civil”. Sobre isso, o Coronel declarou: “A questão do monitoramento é um dos melhores investimentos que a Prefeitura pode fazer. Não tenha dúvidas de que vocês estão no caminho certo”.
Em fase de implantação, o Projeto Olho Vivo consiste em 54 câmeras que serão fixadas em pontos estratégicos da sede urbana, conforme projeto elaborado em parceria com as Polícias.