Minas Gerais receberá investimentos de mais de R$ 1 bilhão em energia solar fotovoltaica

0

Linha de financiamento, construção de parques solares e incentivos fiscais são algumas medidas tomadas para fomentar a produção deste recurso natural renovável

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) investe em programas para incentivar a produção de energia solar fotovoltaica em Minas Gerais. Este tipo de recurso capta a luz solar e transforma em energia elétrica.

O Secretário de Estado, Altamir Roso, explica que as condições do estado são ideais para energia solar: “Minas Gerais tem um dos melhores potenciais de geração de energia solar do Brasil. Temos condições iguais às dos estados do Nordeste. A ideia é promover o desenvolvimento econômico com economia de recursos naturais”.

Placas de energia solar fotovoltaica – Foto: Agência Minas/Renato Cobucci

Para viabilizar a produção e comercialização da energia solar fotovoltaica, algumas ações foram priorizadas no primeiro trimestre deste ano:

– Implantação de parques solares de energia fotovoltaica:

Os parques solares são grandes áreas de produção de energia que vendem este recurso para grandes empresas e concessionárias como a Cemig. O estado ainda não possui parques solares. Eles podem ser viabilizados a partir de leilões federais ou estaduais.

– Parques solares no Leilão Estadual:

Será feito o primeiro leilão estadual em agosto deste ano para selecionar as empresas que serão produtoras energia suficiente para alimentar o consumo médio de 120 mil famílias. O investimento total será de mais de R$ 1 bilhão. As regiões mais propícias são Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro por causa da quantidade e intensidade da luz do sol, entre outros fatores. A quantidade de parques e empresas será definida no leilão. A previsão é a de que os parques estejam em funcionamento até 2017.

– Criação de uma linha de financiamento:

A SEDE já estuda a viabilização, junto com instituições financeiras, de linhas de financiamento para a instalação de placas fotovoltaicas em empresas e órgãos públicos, que passarão a gerar a própria energia.

– Incentivos para empresas fabricantes de placas:

O governo está criando medidas para que as fábricas das placas que produzem energia elétrica a partir da luz do sol sejam instaladas em Minas. Além de geração de mais negócios, pode colaborar com a redução do preço da instalação e popularização do uso da energia solar fotovoltaica. Os vencedores do leilão estadual deverão instalar seus parques solares utilizando placas fotovoltaicas cuja montagem tenha ocorrido em Minas Gerais.

O secretário Altamir Rôso destaca a importância destas ações: “Investir em energia renovável traz múltiplos benefícios como atração de negócios, geração de emprego e renda de qualidade tanto na indústria quanto no mercado de serviços . E tudo isso gera desenvolvimento social”, comenta. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui