Corredor Ecológico Sossego-Caratinga organiza comitê gestor

0

Os componentes do comitê deverão promover a gestão territorial participativa da área e definir os grupos que executarão Plano de Ação

Os interessados em fazer parte do comitê gestor do Corredor Ecológico Sossego-Caratinga devem apresentar os nomes até a próxima segunda-feira (4/5). A eleição dos membros e formação dos grupos de trabalho será realizada no dia 12 de maio, em Caratinga. Os componentes do comitê serão responsáveis por promover a gestão territorial participativa da área e definir os grupos que executarão o Plano de Ação.

Corredor tem uma área de 66.424,5607ha e perímetro de 148.859,35 metros – Foto: Divulgação

O Corredor Ecológico Sossego-Caratinga, primeiro corredor ecológico de Minas Gerais, foi criado em 2014 por meio de uma parceria entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Fundação Biodiversitas. O objetivo do projeto é promover a conexão de áreas de Mata Atlântica da região tendo como eixo de ligação as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Mata do Sossego, em Simonésia, e Feliciano Miguel Abdala, em Caratinga.

Com uma área de 66.424,5607ha e perímetro de 148.859,35 metros, o Corredor está inserido em parte dos seguintes municípios: Caratinga, Simonésia, Manhuaçu, Ipanema, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas e Piedade de Caratinga, na região leste do Estado de Minas Gerais.

A fase atual é de instituição do comitê gestor, que será composto por diversas representações. A prioridade é reunir investimentos e esforços para a conservação e recuperação da área tendo em vista a fragilidade da Mata Atlântica, bioma que abriga rica biodiversidade incluindo espécies endêmicas e ameaçadas, em especial o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxantus), espécie ameaçada de extinção.

Os candidatos a membro do comitê devem enviar seus dados para o e-mail alessandra.martins@meioambiente.mg.gov.br. Em caso de dúvidas o contato é por meio do telefone (31) 3915-1169.

Clique aqui e saiba mais sobre o Corredor Sossego-Caratinga -www.biodiversitas.org.br/corredorecologico. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui