SRE de Diamantina orienta cidades do Vale do Jequitinhonha sobre os planos municipais de educação

0

Cada município deve elaborar seu documento com base no Plano Nacional de Educação

Planejar e alinhar as políticas educacionais para os próximos 10 anos em municípios do Vale do Jequitinhonha. Com este objetivo, a Superintendência Regional de Ensino de Diamantina reuniu prefeitos e vereadores de 25 municípios da região para discutir, contextualizar e disponibilizar assessoria técnica para a construção dos planos decenais de educação. Esses planos devem ser elaborados a partir das diretrizes do Plano Nacional de Educação.

Encontro realizado pela SRE de Diamantina reuniu representantes de 25 municípios do Vale do Jequitinhonha – Foto: Divulgação Superintendência Regional de Ensino de Diamantina

Durante o encontro, o diretor da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, Leonardo Soares, destacou a importância do diálogo interinstitucional. “É importante romper a lógica do isolamento, do distanciamento entre as instâncias educacionais”, frisou o diretor.

O encontro contou ainda com a participação de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação / Minas Gerais (Undime MG), da Associação dos Municípios do Alto Jequitinhonha (Amaje), do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) e da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase MEC). “Para o Plano Decenal ser realmente funcional é preciso ser tratado com a seriedade que merece para que possamos avançar a passos muito firmes. O legado histórico que este plano deixará é imensurável, ressaltou”, o professor Sérgio Nascimento da Sase/MEC.

No período da tarde, as equipes técnicas da SRE de Diamantina e da Undime MG realizaram atendimento individualizado aos secretários municipais de educação e de suas equipes.

Plano Nacional

O Plano Nacional de Educação (PNE) que estabelece 20 metas para elevar os índices educacionais de todo o país nos próximos 10 anos. Entre as metas do PNE estão universalização do ensino fundamental de nove anos para toda a população de seis a 14 anos e a alfabetização de todas as crianças até o 3º ano do ensino fundamental. (SES/MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui