Encontro no Sul de Minas aborda cultivo e produção de frutas cítricas

0

Evento gratuito promovido pela Epamig abordará temas como poda, nutrição, irrigação e manejo de doenças

A citricultura será tema de um Encontro Técnico que a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promoverá no dia 29 de abril, na cidade de Campanha, no Sul de Minas. O evento, gratuito, será realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal.

Nesta segunda edição do encontro, serão abordados temas como poda, nutrição, irrigação e manejo de doenças. A comercialização e a valoração das frutas críticas serão temas da palestra do representante da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Gabriel Bitencourt de Almeida. O manejo de doenças como o ‘Greening – HBL’ e a ‘Mancha marrom de alternária’ será apresentado por pesquisadores da Embrapa (apoiadora do evento), do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e do Centro de Citricultura.

Durante o evento, será apresentada a edição 281 da revista Informe Agropecuário da Epamig sobre citricultura, que traz informações e tecnologias que visam a produção com qualidade, por meio do controle de pragas e doenças, melhoramento genético e uso de cultivares copa e porta-enxertos.

Produção de limão Tahiti no Perímetro Irrigado do Jaíba – Foto: Divulgação/Epamig

Citricultura

A citricultura ocupa uma posição de destaque na fruticultura brasileira, uma vez que o país é o maior produtor mundial de laranja, segundo maior de tangerina e terceiro de lima ácida Tahiti; sendo responsável pela produção de mais da metade do suco de laranja consumido no mundo. Minas Gerais é o quarto maior produtor de cítricos no Brasil, com destaque para laranja, limão e tangerina.

De acordo com a pesquisadora Ester Ferreira, da Epamig Sul de Minas, a atividade é comum a todas as regiões do Estado, inclusive em pequenas propriedades e em pomares caseiros. “Se traçarmos um perfil da citricultura comercial em Minas Gerais podemos dizer que a produção de laranjas do Triângulo Mineiro é voltada para o atendimento de indústrias de sucos do estado de São Paulo; o Sul de Minas e a região Central se destacam na produção de tangerina para mercado in natura e a região Norte, principalmente, o Perímetro Irrigado do Jaíba, vem se destacando na produção de Tahiti para a exportação”.

Sobre o município de Campanha, Ester informa que a produção anual é de 1,5 milhões de toneladas de tangerina Ponkan, provenientes de aproximadamente 1.000 hectares plantados. O 2º Encontro Técnico da Citricultura será realizado no Centro Cultural de Campanha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia e local do evento a partir de 8h. Mais informações Epamig Sul de Minas (35) 3829-1190 e Sindicato Rural de Campanha (35) 3261-1108.

Serviço: 2º Encontro Técnico da Citricultura
Data: 29 de abril de 2015
Horário: a partir de 8h (programação anexa).
Local: Centro Cultural de Campanha – Rua Monte Castelo s/n – Próximo à Estação da Laranja – Campanha/ MG.
Inscrições gratuitas.
Informações: Epamig Sul de Minas (35) 3829-1190 e Sindicato Rural de Campanha (35) 3261-1108.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui