Cidade recebe concurso pela nova vez. Serão avaliados petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.
A partir desta sexta-feira (10), até o dia 03 de maio, Montes Claros recebe o concurso Comida Di Buteco, que vai eleger a melhor comida de bar da cidade. A competição vai avaliar, através de votos dos jurados e do público, itens como atendimento, temperatura da bebida, higiene e o petisco mais gostoso.
Em Montes Claros pela nova vez, o Comida Di Buteco já consagrou quatro botecos; o bar “Cantina do Léo” por quatro vezes (2005, 2006, 2010 e 2011), o “Thom Bar” em duas edições (2012 e 2014), o “Bar da Tia Dalva” (2013) e o “Bar do Divino” (2007).
O tema desta 15ª edição do concurso é “Frutas”, e 15 botecos estão na disputa: Bar do Alan, Bar do Baixinho, Bar do Mangueira, Bar do Muci, Bar dos Amigos, Empório Canadá, Jurumas Bar, Pampulhas Sport Bar, Pettiscus Bar, Quintal Avenida, Rancho Mineiro, Sabor Mineiro, SerTão, Thom Bar e Universo do Beiju.
Em 2014, o vencedor da competição em Montes Claros foi o “Thom Bar’, com o petisco “Tons da vida com dedinho de prosa”. O prato é nada mesno que Lombo com vinho, bife ao molho de tomate e mussarela, mandioca e molho especial, e paçoca de carne, uma mistura que atingiu vários gostos.
Prato participante do Comida Di Buteco 2015 (Foto: Iara Veloso / Divulgação)
História
Criado em 2000, o concurso, segundo os organizadores, tem a missão de transformar vidas por meio da cozinha de raiz – Boteco Extensão de Sua Casa. São 11 estados e o Distrito Federal, somando 20 cidades e 500 botecos e muita história pra contar.
Frutas
Desde 2007, o concurso, em algumas edições, traz ingredientes ou temáticas para os cardápios. Para 2015, o tema escolhido foi as as frutas. Segundo o coordenador regional do Comida Di Buteco, Gustavo Coutinho, esse tema foi escolhido para desafiar ainda mais a criatividade dos participantes
“As frutas estão presentes em nossa alimentação e porque não incluí-las ao concurso? Muitos botecos já fazem tiragosto usando frutas. Nossa proposta é justamente aguçar a criatividade dos donos dos botecos. A ideia é usar qualquer fruta, já que temos um vasto leque de opções. No prato concorrente, a fruta não precisa ser a protagonista. Podem participar até mesmo como decoração, desde que seja comestível”, explica Coutinho.
Confira lista completa dos pratos dos botecos no site do concurso – www.comidadibuteco.com.br. (G1)