Tribos indígenas de Açucena e Carmésia recebem apoio do Instituto CENIBRA

1

Tendo como missão promover ações de apoio à cidadania, ao bem-estar coletivo, ao crescimento econômico e à melhoria da qualidade de vida das comunidades dos 54 municípios em que atua, o Instituto CENIBRA busca ao longo dos anos consolidar parcerias e encontrar oportunidades de contribuir com o desenvolvimento social. Neste sentido, todos os anos o Instituto apoia tribos indígenas de sua área de atuação.

Em abril, o Instituto apoiará mais uma vez as festividades da tribo Pataxó Geru Tucunã, em Açucena. Todo ano no mês de outubro, o Instituto CENIBRA contempla a comunidade Pataxó Bucumuxá e Aldeia Retirinho, localizadas no município de Carmésia. “A iniciativa busca reconhecer e valorizar a pluralidade social, a preservação de tradições dos povos indígenas e sua integração à sociedade, respeitando a diversidade cultural”, declara a Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, Leida Hermsdorff Horst Gomes, também responsável pelo Instituto CENIBRA.

Celebração

Dentre as festividades apoiadas estão os Jogos Indígenas Pataxós e as Festas das Águas. Trata-se do ritual realizado para comemorar a chegada temporada de chuvas. É um momento de agradecimento ao protetor das águas Txopai e a Deus (Niamissu) pela fartura dos alimentos e da colheita. Geralmente, esse ritual é realizado em abril ou outubro de cada ano. No ritual das águas participa toda a aldeia: crianças, jovens, adultos e até alguns idosos. O evento é também um momento de celebração e resgate cultural.

Tribos de Açucena e Carmésia recebem apoio do Instituto – Foto: Divulgação / Instituto CENIBRA

(Fonte: Portal do Instituto CENIBRA)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui