SES orienta que municípios agendem vacinação para manter a conservação do material
O Ministério da Saúde entregou nesta sexta-feira, 20 de março, 26 mil doses da vacina tetra viral para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES). As vacinas estão sendo acondicionadas numa unidade de armazenamento para em seguida serem distribuídas em todo estado. A coordenadora de Imunização da SES-MG, Tânia Brant, explica o fluxo de distribuição das vacinas. “As vacinas serão enviadas a todas as 28 Regionais de Saúde, que fazem a distribuição aos municípios. Já a distribuição ao município de Belo Horizonte é feita diretamente pela SES-MG”, explica.
Vacina tetra viral deve ser aplicada aos 15 meses de vida – Foto: Fábio Neves/Funed
A demanda e o fornecimento das vacinas para distribuição aos municípios são feitos mensalmente. A média de doses a ser solicitada varia de acordo com a apresentação de cada vacina, número de doses estabelecidas para cada frasco após aberto, número de salas de vacina, rotina, campanhas, etc.
A orientação da SES para os municípios e regionais de saúde é que as vacinas sejam distribuídas para unidades de saúde que sejam estratégicas, sendo aplicadas em dias previamente agendados, de modo a concentrar a vacinação.
A vacina tetra viral previne sarampo, caxumba, catapora e rubéola. Ela deve ser aplicada aos 15 meses de vida, em dose única e vale por toda vida.
Sobre a unidade de armazenamento de vacinas da SES-MG
Chamada Rede Frio, é considerada a maior unidade de armazenamento de vacinas do país. Ela conta com área para armazenagem de todo o material que envolve o programa de Imunização do estado, como agulhas, seringas, termômetros e outros. (Agência Minas)