Brasileiros que moram no exterior vão às ruas contra a corrupção

0

Brasileiros vão às ruas em Portugal e no Reino Unido

Lisboa (Portugal) – Uma praça no centro da cidade foi usada para os protestos – Foto: Reprodução

Brasileiros residentes em países europeus também foram às ruas neste domingo (15) para protestar contra a corrupção e o governo da presidenta Dilma Rousseff. Os protestos foram convocados pelo Facebook.

Em Londres, cerca de 60 pessoas enfrentaram o frio e a chuva para participar da manifestação, em frente à embaixada brasileira, no centro da capital britânica. Quase 700 pessoas tinham confirmado presença pela internet. Eles vestiam verde e amarelo, seguravam bandeiras e cartazes em português e inglês pedindo o fim da corrupção. Em vários momentos, entoavam palavras de ordem contra o governo.

Em Lisboa, cerca de 50 manifestantes se reúnem, neste momento, na Praça Luís de Camões. Eles vestem verde e amarelo, seguram bandeiras e até panelas. No Facebook, mais de 3 mil pessoas tinham confirmado presença. Os organizadores também convidaram os brasileiros que vivem em Portugal a pendurarem bandeiras do Brasil nas janelas neste domingo, como um ato de apoio ao país e protesto contra o governo.

Brasileiros protestam em cidades norte-americanas

Nova York (Estados Unidos) – Brasileiros protestaram no Union Square – Foto: Andréa D’Andrea

Brasileiros que residem nos Estados Unidos participaram hoje (15) de protestos contra a corrupção e o governo de Dilma Rousseff.

De manhã, em Nova York, um grupo de brasileiros se concentrou na Union Square. Eles cantaram o Hino Nacional e pediram o impeachment da presidenta. Pelas redes sociais, manifestantes disseram que entre 70 e 80 pessoas estiveram na manifestação em Nova York.

O protesto em Miami, previsto para o meio-dia (13h no horário de Brasília), já começou, segundo informações dos brasileiros participantes, que postam fotos de cartazes e se mobilizam nas redes sociais como Facebook e Twitter.

De manhã, pelas redes sociais, brasileiros que moram em Boston e em Orlando também reforçavam a convocatória para o ato de protesto.

A população de brasileiros residentes nos Estados Unidos é estimada em 1,2 milhão.

Miami (Estados Unidos) – Brasileiros se reúnem em protesto – Foto: Gabriel Filassi

Brasileiros no Canadá protestam contra a corrupção

Ao menos 30 pessoas se reuniram em frente ao Westmount Square – edifício que abriga o consulado brasileiro em Montreal, no Canadá – para protestar pelo fim da corrupção no Brasil. O objetivo, segundo Letícia Furtado, organizadora da manifestação, é mostrar solidariedade aos brasileiros que também saíram neste domingo às ruas no Brasil para expressar insatisfação com o governo.

“Eu fiz este evento por ser solidária ao Brasil”, disse a professora de educação física, que mora há 20 anos na cidade de Longueil, a 15 quilômetros de Montreal. “E também para que os passantes entendam que o Brasil está mobilizado no dia de hoje”, destacou.

O analista financeiro Marcus Conter, há oito anos no Canadá, morador de Laval, distante 20 quilômetros de Montreal, também compareceu com um cartaz escrito em inglês “Stop CorruPTion” (Pare a Corrupção). Ele espera que as manifestações façam com que a população fique mais consciente. “E fique em cima dos políticos para fazer as reformas que realmente precisam”, disse.

O manifesto foi pacífico. Começou às 11h com a presença apenas da própria organizadora do evento. O convite foi feito pela rede de relacionamentos Facebook a 446 pessoas, mas a neve – mais do que frio de menos 3 graus Celsius (3oC) – pode ter sido um dos motivos que desencorajaram parte dos 80 brasilleiros que haviam confirmado participação no evento.

Aos poucos, outras pessoas foram chegando com bandeiras do Brasil, cartazes e apitos. Os cartazes, escritos em francês, traziam dados comparativos sobre inflação, dívida pública, ações da Petrobras de antes e depois do atual governo e pediam o impeachment da atual presidenta.

Um trecho do poema O Navio Negreiro, de Castro Alves, foi lida, e os manifestantes entoaram o Hino Nacional. Por volta das 13h, o grupo se dispersou.

Montreal é a segunda maior cidade do Canadá, onde vivem cerca de 3 mil brasileiros, segundo dados de Statistics Canada, o órgão de estatísticas do governo canadense.

Em Toronto, maior cidade do Canadá, onde moram quase 7 mil brasileiros, também houve protesto. Os manifestantes se reuniram no Queen’s Park, a partir das 13h (14h no Brasil), vestidos de verde e amarelo e com cartazes pedindo o impeachment da atual presidenta.

Protestos em outros países

Dusseldorf (Alemanha) – Manifestação na cidade do Norte da Alemanha – Foto: Francisco Spaeth

Bolívia – Protesto em Santa Cruz de La Sierra – Foto: Thaina Emanuely Luquini

Manifestação de brasileiros em Rosário, na Argentina – Foto: Jônata Lima

Paraguai – Manifestação em frente à embaixada do Brasil em Assunção

(Fonte: Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui