Silagem de milho é uma excelente alternativa para alimentação do rebanho bovino

0

Emater de Minas Gerais recomenda o plantio do milho em consórcio com o capim.

Produtores da Zona da Mata de Minas Gerais que investiram no plantio direto de milho para produção de silagem estão garantindo a alimentação para o gado mesmo neste período de estiagem prolongada. A silagem é uma forragem verde – capim, milho, sorgo etc – que é cortada, compactada, vedada e armazenada em silos para fermentação. Quando bem feita, o valor nutritivo da silagem é semelhante ao da forragem verde. Na época de seca, ela pode substituir o pasto e, por isso, é conhecida como suplementação volumosa.

Sistema de plantio garante alimentação para o gado mesmo neste período de estiagem prolongada – Foto: Divulgação / Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais

Já o plantio direto é um sistema de manejo do solo, no qual a palha de culturas anteriores é deixada na superfície do solo. O revolvimento do solo (aração e gradagem) não é realizado para o cultivo seguinte. Em alguns municípios da região, o plantio direto do milho para silagem foi feito junto com o capim braquiária (integração lavoura-pecuária). Planta-se numa mesma área, em consórcio, o milho com o capim.

“Esta integração da lavoura com a pecuária é uma excelente alternativa para o produtor. O solo pode ser explorado economicamente durante quase todo o ano e possibilita o aumento da disponibilidade de grãos, silagem e pasto. Ela também, aliada ao plantio direto, reduz os custos de adubação e preparo de solo”, explica o coordenador de Bovinocultura da Emater-MG, José Alberto de Ávila Pires.

Unidade demonstrativa

No município de Piranga foi criada uma unidade demonstrativa pela Emater-MG com o plantio direto do milho para silagem, integrado com pastagem, numa área de quatro hectares. “O milho foi plantado sobre palhada de capim braquiária por dois anos consecutivos”, explica o técnico da Emater-MG, Ricardo Passarinho. Segundo ele, o rebanho bovino usou a área como pasto até o início de setembro de 2014, quando os animais foram retirados para a rebrota do capim e formação da palhada para o plantio direto do milho.

No final do outubro, foi feita a aplicação de herbicida dessecante. A palha que se forma serve de proteção para o solo e também como adubação natural. O plantio direto do milho foi feito cerca de uma semana depois. Os processos seguintes foram duas adubações de cobertura, aplicação de herbicida e pulverização para o controle de pragas. O corte da lavoura de milho e a ensilagem foram feitos no início do mês de fevereiro.

“A lavoura apresentou excelente desenvolvimento vegetativo, mesmo durante o período de estiagem em janeiro, quando se recuperou rapidamente”, comenta o técnico da Emater-MG. A empresa está promovendo diversos dias de campo para mostrar aos produtores da região os sistemas de plantio direto e ILP para a produção de silagem. Três eventos demonstrativos já foram realizados neste ano na região. Pelo menos mais dois devem ser programados para as próximas semanas.

Etapas da produção de silagem

– Junho e Julho: Análise de solo do pasto e aplicação de fertilizante
– Setembro: Retirada dos animais do pasto para a rebrota do capim e formação da palhada
– Outubro: Aplicação de herbicida dessecante
– Novembro: Plantio direto do milho e duas adubações de cobertura
– Dezembro: Pulverização para controle de pragas
– Fevereiro: Colheita e ensilagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui