Tem uma Minas Gerais para todos os carnavais

0

Da agitação e folia das cidades históricas ao sossego do turismo rural, estado oferece opções e alternativas para todos os tipos de foliões.

Em Minas tem carnaval para todos os gostos. Em todas as regiões do estado a animação está garantida durante os cinco dias de festividade. As opções vão desde a folia das cidades históricas ao descanso do turismo rural. Dentre os 45 circuitos turísticos formatados no Estado, o visitante poderá escolher a melhor alternativa para os dias de folga, com a certeza de que terá à disposição uma gastronomia farta e encantadora, recheada de história, tradição e bom gosto.

Desfile da GRES Bate Paus de São João del-Rei – Foto: Acervo/GRES Bate Paus

Quem procura festa vai encontrar folia e agitação em Diamantina, Ouro Preto, São João del-Rei, Tiradentes, Mariana, Pompéu, Abaeté e Bonfim, tradicionais destinos do carnaval mineiro. Todos os anos, milhares de pessoas visitam essas cidades em busca da folia dos blocos e shows, subindo e descendo ladeiras. Mas há outras opções, como Serro, Sabará, Barão de Cocais, Santa Luzia, Lagoa Santa, Bom Despacho, Pirapora e Januária, no Norte de Minas, Conceição do Mato Dentro, Belo Vale, Itabirito e Poços de Caldas.

Para quem curte a natureza, são inúmeros os destinos em Minas. Os mais aventureiros encontram grutas, cachoeiras, rios e montanhas, formando o cenário ideal para a prática do turismo de aventura. O Parque Nacional da Serra do Cipó, a pouco mais de 100 km de Belo Horizonte, é um dos mais importantes do país tanto por sua biodiversidade quanto pelo seu potencial turístico. Os parques nacionais da Canastra e do Caparaó são passeios imperdíveis.

Quem gosta da folia, mas não dispensa o sossego e o descanso, pode se deliciar nas estâncias hidrominerais do Circuito Turístico das Águas. Nascentes, fontes, piscinas e balneários das estâncias hidrominerais e termais são famosos por suas águas de propriedades terapêuticas, que proporcionam bem-estar, saúde e beleza. Algumas também oferecem o carnaval de rua ou bailes em clubes.

Carnavais mais procurados de Minas Gerais:

– Diamantina

Diamantina, localizada a 292 km da capital mineira, tem a fama de ser um dos melhores carnavais do interior do país. Por suas ruas e ladeiras históricas desfilam foliões de todas as idades ao som das batucadas. Em 2015, o Espaço Praça do Mercado unirá a tradição com a inovação. Além das tradicionais bandas que simbolizam o carnaval da cidade, Bartucada e Bat Caverna, artistas nacionalmente conhecidos também se apresentarão no grande palco montado no local.

Já estão confirmadas as bandas Sambô, J.Quest, Biquini Cavadão, Inimigos da HP, Wilson Sideral, Samira Lima e Gleison Túlio.

Site: www.carnavaldiamantinamg.com.br

– Ouro Preto

O carnaval de Ouro Preto se destaca como um dos principais carnavais de rua de Minas Gerais, tendo nos desfiles de escolas de samba, nas dezenas de blocos caricatos, nos bailes em praças públicas, nas bandas de marchinhas e frevos e nas tradicionais festas nas repúblicas estudantis o ponto alto da animação dos foliões.

O Clube dos Lacaios, criado em 1867 pelos empregados do Palácio dos Governadores da Província de Minas Gerais, é o mais antigo bloco carnavalesco em atividade no carnaval brasileiro.

Local: Praça Tiradentes, Largo Orlando Trópia, Largo do Cinema, Espaço Candongueiro, Espaço Folia

Site: www.ouropreto.mg.gov.br

– São João del-Rei

Em São João del-Rei, a 185 Km de Belo Horizonte, a folia dos blocos começou no dia 7 de fevereiro e vai até o dia 17, tanto na cidade quanto nos distritos. Estão previstos desfiles dos blocos, concurso de marchinhas, a estreia do Concurso de Fantasias, o Carnaval de Antigamente e desfiles de escolas de samba em diferentes pontos da cidade histórica do Campo das Vertentes.

Site: www.saojoaodelrei.mg.gov.br

– Mariana

Em Mariana, primeira vila, cidade e capital de Minas Gerais, a 110 km de Belo Horizonte, a folia é movida pela tradição, magia e animação. A cidade histórica prepara um dos melhores carnavais do nosso estado e espera milhares de turistas nos quatro dias de alegria. Lá, os foliões poderão reviver a nostalgia de um tempo em que famílias iam brincar embaladas por velhas cantigas como “Mamãe eu quero”, “Cabeleira do Zezé” e “Chiquita Bacana”.

Tudo em clima de alegria, cultura e paz. Preparou-se um carnaval familiar, com espaço para as crianças, jovens, adultos e melhor idade. Apresentação de bandas locais e dos encantadores catitões do Zé Pereira da Chácara. O público também pode cair no samba e no axé com o shows de bandas renomadas. São muitas atrações, transformando os quatro dias de folia em pura animação, em harmonia com a cidade e a sua cultura.

Site: http://www.carnaval2015.pmmariana.com.br/

– Bonfim

A cidade de Bonfim é conhecida pelo seu tradicional Carnaval a Cavalo. Desfiles de cavaleiros e blocos colorem as ruas da cidade. Além disso, shows na praça principal da cidade estão previstos na programação.

Site: www.prefeiturabonfim.mg.gov.br

– Abaeté

A prefeitura municipal realiza esse ano uma festa nos mesmos moldes dos anteriores para manter Abaeté no patamar dos melhores carnavais do estado. No palco da Praça Dr. Conuto se apresentarão cinco bandas, além da presença de Trio Elétrico HP2. Para garantir a segurança e tranquilidade dos foliões, a prefeitura contará com segurança particular e reforço da Polícia Militar.

Site: abaete.mg.gov.br/portal/carnaval-2015-em-abaete-venha-para-o-melhor-carnaval-de-minasgerais/

– Pompéu

Um dos maiores eventos do gênero do estado de Minas Gerais. São esperados mais de 20 mil turistas. Uma das maiores atrações é o Bloco Reduto, que atrai uma multidão para a cidade. Além disso, Pompéu trará grandes nomes da música brasileira, como Tomate (pela primeira vez fora de Salvador), Cristiano Araújo, Monobloco, Molejo e Henrique e Mateus.

Site: http://www.pompeu.mg.gov.br/portal/index.php/secretariasn/secretaria-de-cultura/ultimas-noticias/item/599-programacao-do-carnapompeu-2015 (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui