Campanha foi alvo comentários negativos na internet. Internautas consideram conteúdo machista.
O Ministério da Justiça (MJ) retirou de sua página da rede social Facebook uma das peças da campanha “Bebeu, perdeu. Curta a adolescência sem beber”, que será lançada no carnaval. A ação foi tomada depois de uma série de comentários negativos na rede por parte dos usuários que acusam a campanha de conteúdo machista e de culpar as mulheres vítimas de violência pela agressão sofrida e não o autor do ato. A foto traz três mulheres – duas delas rindo de outra – e a frase “Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo”.
Homens e mulheres se manifestaram contra o conteúdo da peça. “Campanha para culpar a vítima e não o agressor”, escreveu uma das usuárias. Outra pessoa alega que a campanha insinua que a mulher pode ser culpada pela violência que sofreu depois de ter bebido. Outro usuário critica o fato da hashtag, a qual chamou de vergonhosa, ainda estar sendo utilizada.
Em resposta às reações o MJ publicou em seu perfil um pedido de desculpas aos usuários. “A campanha #?BebeuPerdeu é muito mais do que isso. Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de conscientizar jovens de até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher. Pedimos desculpas pelo mal entendido e ao mesmo tempo contamos com a colaboração de todos na campanha. Abraços”. Mesmo com o pedido de desculpes, a postagem recebeu novas críticas.
Segundo o diretor de comunicação do MJ, Marcone Gonçalves, a peça estava equivocada e por isso houve uma incompreensão do material. Ele afirma que, apesar do ministério permanecer com a campanha, todo o conteúdo das peças será reavaliado. Gonçalves acredita que as reações foram salutar. “O ambiente democrático das redes sociais é para isso. A crítica é fundamental para o MJ fazer mais e fazer melhor “. O tema deste ano retoma a campanha feita no carnaval de 2014 e, segundo a assessoria, foi a responsável por agregar cerca de 400 mil usuários ao perfil do ministério no ano passado. A ideia é mostrar situações que podem ser causadas pelo excesso de consumo do álcool. Ainda segundo a assessoria, a campanha será lançada no carnaval e divulgada até o fim deste ano em diferentes eventos. (Agência Brasil)